Websérie: aprenda como atrair audiência de uma forma diferenciada
Preparado para se comunicar com seu público de uma forma revolucionária e divertida? Venha conosco aprender como criar uma websérie!
Em poucos episódios, você poderá estabelecer uma nova conexão entre seu negócio e o público, criando laços nunca antes vistos.
Contudo, esse projeto exige bem mais do que um simples roteiro e alguns personagens, é preciso bastante dedicação e um suporte especializado para sua ideia funcionar. Continue conosco nesse conteúdo e descubra dicas valiosas que vão impulsionar seu processo criativo!
Temporada 1, episódio piloto: o que é uma websérie?
A websérie é uma modalidade de conteúdo digital, produzido em uma sequência de vídeos, voltados ao mesmo conteúdo ou tema principal. Ou seja, é como se fosse uma série de televisão, mas divulgada exclusivamente pela internet.
Além disso, os gêneros desses conteúdos podem ser desde ficcionais — como uma história contada — ou até mesmo informativo e em formato de documentário, contando a história real de um determinado tema, personalidade ou inovação.
A escolha dependerá, principalmente, do objetivo da sua marca com a produção dessa websérie e dos interesses do seu público.
O importante é que esses conteúdos conseguem atrair bastante atenção e engajamento, inclusive mais do que os artigos para blog ou e-books, desde que você crie uma estratégia bem elaborada.
Por que sua empresa deve investir em uma websérie?
A websérie é uma ótima forma de atrair não apenas seu público-alvo, como também novas formas de captação de recursos para sua empresa.
Afinal, você pode monetizar os vídeos produzidos e receber um retorno financeiro com base nos anunciantes do seu canal. Inclusive, isso pode ser feito no YouTube, que conta com uma ferramenta simples e intuitiva de monetização.
Com uma estratégia bem montada (e um bom roteiro!), você também conseguirá atrair a atenção do seu público para acompanhar a websérie e, consequentemente, divulgar a sua marca para quem realmente interessa.
Inclusive, ainda que o gênero escolhido seja ficcional, divulgue seus produtos e serviços de forma orgânica ao longo dos episódios, chamando a atenção do público para as soluções oferecidas pela sua empresa.
Outra vantagem de investir em uma websérie é conseguir se diferenciar da concorrência, até porque, mesmo sendo uma ideia interessante, poucas marcas conseguem investir nessa estratégia.
Dependendo do sucesso, quem sabe outras oportunidades não surgem, como parcerias com outras empresas e até mesmo a monetização desse conteúdo em outras plataformas.
Temporada 1, episódio 2: como produzir uma websérie?
Vamos ao que realmente interessa: aprender como colocar no papel e organizar a sua próxima estratégia de conteúdo digital, a websérie!
Comece determinando seus objetivos
Nós já falamos em outras oportunidades e não podemos deixar de repetir: toda estratégia de marketing precisa ser baseada em objetivos, incluindo a produção de uma websérie.
Então, antes mesmo de definir o gênero ou os personagens da sua história, determine quais metas você deseja alcançar com esse investimento.
Ou seja, se sua empresa está buscando apenas se tornar mais conhecida entre o público, em vender um produto específico ou até mesmo se mostrar como uma referência naquele nicho — como acontece com a produção de artigos.
Apenas após determinar esses objetivos é que você poderá definir qual será o gênero, a história e o canal de divulgação da sua websérie.
Crie uma narrativa envolvente
Análise de novo seus objetivos e, em seguida, pense: qual tipo de conteúdo iria chamar mais a atenção do meu público?
Com essa resposta anotada no papel, você poderá definir o gênero da sua websérie e, consequentemente, o assunto que será abordado ao longo do material.
Por exemplo, digamos que você possui uma startup de aço, cujo público principal são empreendedores — normalmente pessoas que não gostariam de assistir ficção, mas conteúdos diretos, relacionados ao seu mercado.
Então, você pode criar um documentário contando a história e evolução de uma determinada técnica de produção de aço, mostrando os seus resultados atuais e ensinando como as empresas podem adotá-la.
Quem são seus personagens dessa história?
Não importa se a sua série é um romance adolescente ou documentário, precisa de personagens, que vão te ajudar a contar essa história.
Então, após definir sua narrativa, construa também esses personagens, usando sempre como base a persona da sua marca, isto é, o perfil do seu cliente ideal — isso ajudará na identificação da audiência com a narrativa.
No caso dos documentários, escolha personalidades relevantes para seu mercado e não esqueça de colocar o rosto de um dos representantes da sua empresa, seja o diretor-geral ou do setor que trata do tema abordado.
Elabore seu roteiro
Os passos anteriores te ajudam a criar uma espécie de rascunho de ideias, que servirão como base para a criação do roteiro completo da sua websérie.
Contudo, isso não significa que você precisa ficar preso às ideias levantadas antes. Na verdade, deixe sempre sua caixa de criatividade aberta para novas possibilidades, desde que façam sentido para sua história.
Além disso, após montar seu roteiro, peça para outra pessoa lê-lo com calma e oferecer um feedback — de preferência, alguém que está participando desse projeto ou que entenda do tema abordado.
Se for possível, convide também algumas pessoas que fazem parte do seu público-alvo para avaliar o rascunho do roteiro. Com todos os feedbacks em mãos, faça os ajustes necessários para deixar sua história ainda melhor!
Monte uma equipe especializada
Já sabe qual é o seu roteiro final? Então, está na hora de montar seu time para começar a gravar essa websérie!
Nesse caso, não estamos apenas falando do elenco da sua história, mas também do pessoal que ficará responsável pela direção, produção, filmagem, design de som e imagem, edição e divulgação.
Enfim, esse time pode ser um pouco grande — ou até menor, dependendo da sua ideia — mas é importante sempre buscar pessoas especializadas e delegar o máximo de funções que você conseguir.
Mesmo que isso exija um investimento maior, também significará resultados melhores ao final do seu projeto e até mesmo um sucesso mais concreto.
Temporada 1, episódio 3: hora do lançamento!
Hora de desligar as câmeras, chamar todo o time e agendar a data deste lançamento — não esqueça da pipoca!
Para essa etapa ser um sucesso, confira essas dicas:
Escolha um canal de distribuição
Sua websérie pode ser distribuída no YouTube, o que é uma ótima opção, por ser bastante usada pela maioria do público presente na internet atualmente.
Além disso, você pode escolher esses canais de distribuição:
- Vimeo;
- Facebook Watch;
- Sites próprios da sua marca.
Divulgue sua websérie nas redes sociais
Para que sua estreia tenha um público bom, não esqueça de divulgar sua websérie em diferentes canais, principalmente nas redes sociais da sua marca.
Além disso, aproveite também as contas do seu time de produção e elenco para chamar o público para assistir o material produzido por vocês.
Dica: monte com seu time de marketing uma campanha de lançamento, contendo as estratégias adequadas para instigar a curiosidade dos usuários e incentivá-los a conferir o conteúdo quando estiver disponível.
Temporada 1, episódio final: feedback e próxima temporada?
Sua temporada finalmente chegou ao fim… Então, está na hora de coletar os resultados e isso inclui ler os temidos comentários!
Contudo, se você tiver dedicado bastante tempo, criatividade e uma equipe especializada nessa produção, com certeza terá feedbacks positivos.
Esse retorno da sua audiência será fundamental para determinar se seus objetivos foram alcançados e até mesmo para saber quais ajustes você deve fazer ao investir novamente nesta estratégia.
Quem sabe os comentários também não estarão pedindo uma nova temporada?
Não sabe se vale a pena investir em websérie? Veja cases de sucesso Nunca Antes vistos!
Os clientes da Nunca Antes já sabem o sucesso que uma websérie pode fazer, principalmente se contar com um time especializado durante todo processo de criação, edição e divulgação.
Conheça abaixo dois projetos elaborados por nosso time e se inspire para criar a sua própria websérie:
Websérie de intraempreendedorismo: Código Aberto
Distribuída no Instagram, a websérie Código Aberto acompanhou dois empregados da ArcelorMittal: Laís Santiago e Lucas Andrade em sua mudança para Palo Alto e suas descobertas no mundo do multiverso.
O projeto teve uma duração de um ano, sendo que três meses os “personagens” estiveram imersos na Link School of Business, no Vale do Silício, enquanto em outros noves meses permaneceram no Brasil, compartilhando o conteúdo aprendido.
Confira todos os episódios dessa aventura: Websérie Código Aberto no Metaverso
Websérie desafio finos de carvão
A websérie Desafio de Startups – Finos de Carvão conta a jornada de 8 empresas na busca por um contrato com a ArcelorMittal, uma multinacional com presença importante no Brasil.
Dividida em 6 episódios, a websérie foi produzida para a Açolab, em parceria com o SENAI e o SEBRAE, contando também com um código aberto para incentivar novas conexões com o ecossistema de inovação.
Confira abaixo o primeiro episódio:
EP 1 – COCRIAÇÃO | Desafio Açolab de startups
Conte com nosso time para arrasar nesse lançamento!
Que tal criar uma websérie Nunca Antes vista?
Com nosso time, sua empresa terá o suporte especializado durante todas as etapas de criação, edição e divulgação do seu conteúdo.
Dessa forma, não apenas seu público ficará encantado com o resultado final, como também sua própria empresa e gestores.
Venha descobrir uma nova forma de se conectar com seus consumidores: agende uma reunião e comece a organizar sua websérie!