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Campanha de marketing: aprenda a jornada para o sucesso da sua empresa!

Em meio a tantos concorrentes, uma campanha de marketing bem sucedida pode ser a salvação para o sucesso da sua empresa.

No entanto, essa jornada não é composta apenas de ideias criativas e slogans cativantes, mas por estratégias meticulosas e que abrangem desde a concepção até a execução.

Para orientar essa aventura e garantir que você chegue ao destino desejado, separamos neste artigo os passos que precisa seguir para criar uma campanha de marketing fenomenal.

Boa leitura!

Campanha de marketing: mão escrevendo em um quadro branco "audience"

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing nada mais é do que um planejamento ordenado e coordenado com o intuito principal de atrair a atenção do público para sua marca, seja devido um lançamento ou simplesmente para melhorar seu posicionamento no mercado.

Além disso, essa estratégia pode ser voltada para gerar a conscientização das pessoas em relação a um tema, sem necessariamente possuir o intuito de vender um produto ou um serviço.

Para funcionar e alcançar os objetivos desejados, uma campanha de marketing geralmente envolve diferentes técnicas, como promoções, marketing de conteúdo, marketing de influência e entre muitos outros.

A estratégia também pode explorar os diferentes canais de comunicação, desde o online até o offline, incluindo redes sociais, outdoors, landing pages e o que mais combinar com seu público-alvo.

Qual a importância da campanha de marketing?

A campanha de marketing pode ser a maior aliada da sua empresa em diferentes oportunidades, contribuindo para:

Fortalecer a sua marca

Uma marca bem posicionada no mercado não apenas garante um fluxo constante de clientes e demandas, como também se torna referência para os concorrentes e parceiros interessados.

Com uma campanha de marketing bem estruturada e criativa, você consegue garantir esse posicionamento adequado e aumentar a relevância da sua marca.

Dessa forma, ainda que sua empresa não seja a líder de vendas do setor, deixará sua marca entre os clientes e será lembrada quando precisarem dos seus produtos — ou até mesmo quando virem uma determinada combinação de cores, iguais às da sua identidade visual.

Se conectar com o público

Uma campanha de marketing envolvente também pode ajudar sua empresa a se conectar com o público, quebrando aquela barreira invisível entre vocês.

Dessa forma, a relação com o consumidor será ainda mais forte, proporcionando a fidelidade daquele cliente e até mesmo o incentivando a indicar sua empresa a outras pessoas.

O engajamento do público em suas ações também pode ser fortalecido com uma campanha de marketing inteligente. Nesse caso, é possível aumentar desde o número de comentários e curtidas nas redes sociais, até a quantidade de leads cadastrados em seu banco de dados.

Diferenciação no mercado

Todo mercado é super concorrido e uma campanha de marketing é essencial para diferenciar a sua empresa da concorrência. 

Até porque, por mais que sua marca possua serviços ou produtos inovadores — e diferentes daqueles ofertados pelo mercado — não vai atrair o público desejado se ninguém souber que eles existem.

E para tornar suas soluções conhecidas, não tem jeito, você precisa de uma campanha de marketing! 

Lançamento de produtos

Por fim, temos a principal finalidade de uma campanha de marketing — ou, pelo menos, a mais usada pelas empresas — que é para lançar um novo produto.

Afinal, como dissemos no tópico anterior, não adianta criar uma inovação e não torná-la conhecida entre os consumidores que podem se interessar.

Para isso, muitas empresas recorrem às campanhas de marketing para realizar o lançamento dos seus produtos, adotando diferentes estratégias, como divulgação nas redes sociais ou até mesmo promoções especiais de lançamento.

7 passos rumo a criação de uma campanha de marketing de sucesso

Vamos descobrir como planejar, organizar e colocar em prática uma campanha de marketing de sucesso? Venha conosco abaixo!

1. Comece definindo suas metas

As metas ajudam a direcionar o seu planejamento, permitindo que sua equipe saiba quais são as estratégias mais adequadas para a campanha, quais resultados esperar e o que fazer para garantir que o plano alcance esses índices.

Portanto, antes mesmo de montar uma equipe para essa campanha, pare e pense: onde quero chegar?

Você deseja lançar um novo produto? Melhorar o posicionamento da sua marca no mercado? Ou simplesmente gerar maior conexão com seu público?

Dica: faça um estudo da sua empresa, compreendendo quais melhorias precisam ser feitas para otimizar os resultados atuais e analise se uma campanha de marketing pode ajudar.

2. Entenda seu público-alvo

Após saber qual objetivo deseja alcançar com sua campanha de marketing, você precisa compreender o público a que ela será direcionada.

Ou seja, faça um estudo de mercado, analisando seus clientes e levantando dados como:

  • Preferências;
  • Faixa etária;
  • Localização geográfica;
  • Redes sociais mais usadas;
  • Passatempos;
  • Necessidades.

E entre outras informações que você e sua equipe julgue ser necessárias para conseguir compreender para quem essa campanha será direcionada e conseguir afunilar as estratégias escolhidas.

3. Defina uma mensagem chamativa e central

Toda campanha de marketing precisa de uma mensagem principal, que expresse a identidade da sua marca e também o objetivo dessa estratégia.

Além disso, para chamar a atenção do público, essa frase precisa ser criativa e inovadora, sendo todo seu processo de criação voltado para as informações coletadas no passo anterior. 

Ah! Seja objetivo nessa mensagem, evitando frases muito longas: quanto menor for, maiores serão as chances de grudar na mente das pessoas.

4. Estabeleça seu orçamento

Uma campanha de marketing exige um investimento, seja com a contratação de uma agência de publicidade especializada ou com as estratégias, como os anúncios nas redes sociais.

Portanto, também é importante que, desde o início, sua empresa defina um orçamento para sua campanha, determinando quanto poderá dispor.

Dessa forma, a equipe saberá quais são os seus limites e irá trabalhar conforme esse planejamento financeiro, buscando as melhores estratégias para alcançar os resultados que sua marca almeja.

5. Faça um brainstorming e colete ideias

Um brainstorming nada mais é do que uma reunião na qual a criatividade e ideias devem ser liberadas sem muitos filtros ou impedimentos. Ou seja, é o momento da equipe se reunir, abrir a própria caixa e deixar os pensamentos fluírem.

Como resultado, isso pode ajudar sua empresa tanto na escolha de uma mensagem bacana, como também na determinação das estratégias mais adequadas à campanha de marketing.

6. Defina os canais de divulgação

Com base nos dados do seu público-alvo, determine os melhores canais de divulgação da sua campanha de marketing.

Ah! Ainda que os canais digitais sejam os mais populares atualmente, não exige nos meios online de divulgação, como os outdoors — o importante é que essa escolha faça sentido para seu público-alvo.

7. Coloque seu plano em prática

Organize todas as ideias, estratégias e meios de divulgação em um plano estruturado e, após a devida aprovação, comece a colocar em prática!

Torne a sua marca ainda mais conhecida ou garanta bons resultados com um lançamento do seu produto… Enfim, facilite o alcance dos seus objetivos e continue crescendo no mercado.

Bônus: monitore sua campanha de marketing com frequência

Por mais cuidadoso que tenha sido o processo de criação, sua campanha de marketing precisará provavelmente de algumas melhorias com o tempo.

Para saber isso, você precisa monitorar os resultados com frequência e, caso perceba lacunas ou baixo desempenho, reunir novamente a equipe e pensar em estratégias que podem ser adotadas.

Cases de sucesso Nunca Antes: campanha de marketing

A Nunca Antes sabe a importância de uma boa campanha de marketing! Por isso, nossa equipe se dedica em cada projeto, buscando entregar aos nossos clientes (e aos deles) o melhor resultado.

Veja abaixo alguns cases de sucesso da nossa agência e até mesmo use de inspiração para sua estratégia:

Marketing de guerrilha: venda seu peixe

Buscando a ativação de marca idealizada para o Açolab e a ArcelorMittal no HackTown 2019, nossa equipe decidiu combinar a guerrilha com a publicidade digital.

Para colocar esse projeto em prática, criamos e executamos a estratégia e o plano de mídia geolocal nas redes sociais e no Google.

Como resultado, a empresa garantiu leads qualificados para o lab e o RH durante o evento.

Lançamento de cliente: Mercado Livre de Energia

A Nunca Antes participou do lançamento da Beenx, a primeira one stop shop digital de energia do mercado brasileiro. 

Durante esse projeto, ficamos responsáveis pela criação da identidade visual da empresa nas redes sociais, pelas campanhas de posicionamento e até a captação dos primeiros clientes.

Posicionamento: Fábrica de Graffiti RJ

A Nunca Antes esteve presente no projeto #OMaiorChegou, que colocou a Fábrica de Graffiti na TV Globo, a emissora com maior audiência do Brasil.

Esse projeto envolveu tanto uma parceria estratégica, como também a criação do branding da ação, publicidade e bastante conteúdo.

Crie uma campanha de marketing Nunca Antes vista para sua marca!

Está esperando o que para criar uma campanha de marketing Nunca Antes vista?

Conte com a criatividade e empenho da nossa equipe para alavancar os resultados e sucesso da sua empresa!

Por meio de um plano de ação completo e bem estruturado, você poderá tirar seus objetivos do papel e levar a sua marca para um novo patamar.

Agende uma reunião e vamos descobrir juntos o que seu negócio precisa!

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A mais diferentona agência de marketing do eixo Rio-BH. Comunicação corporativa de um jeitinho diferente. Bora criar algo Nunca Antes.