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SEO para sites: on e off page

Pensar em otimizar seu site para SEO exige que você entenda o momento zero na cabeça do consumidor. Da atração do visitante ao lead, aprenda SEO para sites: on e off page.

É preciso questionar como um cliente pesquisaria meu produto ou serviço na internet e quais são os conteúdos do seu interesse para assim produzir blog posts direcionados, que funcionam como iscas do seu público-alvo para o site.

A regra nos textos SEO é uma palavra-chave por conteúdo. E se o site tem uma limitação de abas, o blog recebe quantos posts sua equipe conseguir produzir. Mas não é só isso!

Nesse artigo, mostramos tudo o que você precisa para escrever um texto SEO e rankear bem no Google!

PASSO A PASSO PARA RANKEAR SITES E BLOGS

As regras tanto para textos das abas/páginas do seu site (home, sobre nós, serviços, etc) são as mesmas.

Em resumo, tudo começa pela escolha da palavra-chave e continua com a otimização obrigatória, garantindo que o Google entenda a relevância de seu post.

seo para sites

Vamos ver como fazer:

Seo para sites

On page

REGRAS BÁSICAS

Na otimização de SEO para sites e blogs, começamos pela parte obrigatória. Existem algumas regrinhas básicas que você precisa saber antes de começarmos:

  • O título do blog post para SEO pode ter até 63 caracteres — senão, aparece cortado na busca. O ideal é de 35 a 55 caracteres, pensando em mobile.
  • O recomendado é a palavra-chave aparecer em pelo menos 2% do conteúdo.
  • Não exagere na repetição, pois o Google entende isso como tentativa fraudulenta para ser ranqueado.
  • Não copie e cole conteúdos. Os textos para SEO duplicados são penalizados pela plataforma.
  • Coloque a palavra-chave no título/head H1 e, em pelo menos, um head 2/H2.
  • Use a palavra-chave na introdução do artigo e dentro do texto alternativo das imagens.
  • A palavra-chave não é obrigatória na meta description, mas se estiver presente fica em negrito, o que facilita o escaneamento por parte do leitor.

CONTEÚDO

Seu texto pode cumprir  todos os critérios de ranqueamento do Google, mas, se o conteúdo do seu texto não for bom, não vai ranquear. 

A plataforma analisa o nível de retenção e rejeição dos usuários. 

Ou seja, se o leitor chega no seu texto e não encontra o que realmente quer, ele vai embora para outro artigo e o Google diminui a recomendação de seu texto. 

Por isso, é sempre bom focar na qualidade do conteúdo em primeiro lugar. Confira algumas dicas:

  • Pesquise dúvidas frequentes em relação ao tema.
  • Use apenas sites confiáveis em suas pesquisas. 
  • Traga exemplos e analogias. 
  • Coloque imagens e ilustrações. 
  • Use dados estatísticos para embasar seus argumentos.

TÍTULO

O título — seu H1 — é a porta de entrada do leitor. 

Ele junto a meta description são as primeiras coisas que o leitor repara ao pesquisar um assunto no mecanismo de pesquisa. 

Por isso, é essencial elaborar um título que atraia a atenção do usuário e também esteja otimizado — dentro dos limites de caracteres e com a palavra-chave. 

Uma dica é apostar em termos curiosos como “Descubra…” ou com números “7 dicas para…”.

Utilizar o ano em exercício no título pode ajudar a melhorar a posição no ranking de resultados. Ex.: 2022.

INTERTÍTULOS 

Os intertítulos são essenciais em um texto para SEO!

Além de facilitarem a vida do leitor, eles são extremamente relevantes para o Google SEO avaliar do que se trata aquele conteúdo publicado no seu site/blog.

O mecanismo de busca pode até mesmo ranquear para termos dos subtítulos. 

Os intertítulos podem estar sob a forma de H2, H3 e H4, sendo um o desdobramento do outro — o H3 é uma seção do H2. Lembrando que o H1 deve ser sempre o título e é apenas 1 por texto em SEO!

Ademais, inclua a palavra-chave em alguns H2 também!

PERSONALIZE A META DESCRIPTION

A meta description é o texto que aparece abaixo do título da página + URL nos resultados de buscas.

Esse texto não influencia no ranking do Google SEO, mas ajuda a convencer a audiência a clicar.

Use verbos no imperativo: veja, acompanhe, descubra, saiba, etc, pois são palavras que estimulam a ação. 

Tamanho de meta description máximo: 153 caracteres.

LINKS INTERNOS

A otimização de sites é on e off page. Nos links internos, você redireciona os visitantes para outra página ou texto do seu site. Assim, você mantém o visitante dentro do seu site. 

Quanto mais um usuário interage com o endereço, melhor é a sua avaliação/força no Google SEO e sua posição nos resultados de buscas. Procure colocar o link na palavra-chave escolhida para o post de destino.

IMAGENS 

As imagens são negligenciadas na otimização de sites e costumam ser vilãs da estratégia de SEO da empresa.

Dedique um tempo às imagens, pois elas também podem você ranquear para o Google Imagens.

Preencha o texto alternativo das imagens, inclua legenda e habilite o preview text delas = title — sempre usando a palavra-chave nos três campos. 

E atenção ao tamanho!

  • Mínimo para leitura do Google: 150 x 150 pixels
  • Mínimo para ser listada no Google Images, 350 x 350 pixels.

Além disso, o peso das imagens influencia no tempo de carregamento do site e pode destruir a experiência do usuário. Otimizar imagens para site é fundamental.

ESCANEABILIDADE 

Nosso maior objetivo é não apenas atrair mais visitantes, como também ajudá-los no nosso artigo. 

Sendo assim, seus textos para SEO precisam atender bons critérios de escaneabilidade para facilitar a leitura. 

A escaneabilidade é uma técnica para tornar um texto mais fluido e fácil de ser lido. Vamos a algumas dicas:

  • Use negrito e itálico.
  • Sempre que possível, use subtítulos para quebrar seu texto. 
  • Utilize bullet points (esses pontinhos que estamos usando agora).
  • Mantenha seus parágrafos com no máximo três linhas;
  • Coloque imagens de boa qualidade (não pesadas).

Off page

LINK BUILDING

Sites que linkam para seu site ou blog post/conteúdo passam força para o endereço no Google SEO. 

E o mesmo ocorre quando você linka para outro site. 

Por isso, é importante criar relacionamento com outras páginas e endereços para conquistar links externos.

Ah! É interessante saber que o Google dá força diferente aos links recebidos, a partir da relevância de quem linka para seu site. 

A construção de link building é estratégica na otimização de sites.

EXTRA: LEADS

FORMAS PARA TRANSFORMAR VISITANTES EM LEADS

Você fez o dever de casa além do Google SEO e está atraindo mais visitantes com a otimização do site. Agora é a hora de usar os recursos para converter esse visitante em lead e depois em cliente.

Lead é o visitante que concorda em compartilhar seus dados de contato: nome e e-mail, como mínimo.

Principais gatilhos de geração de leads usados por agências:

  1. Assinatura de newsletter;
  2. Consultoria grátis;
  3. E-book completo com informações mais aprofundadas sobre o tema geral do post;
  4. Dica “secreta”;
  5. Descontos em primeira mão;
  6. Formulário de contato;
  7. Acesso antecipado a conteúdos;
  8. Contato direto por e-mail/Skype e afins;

Dessa forma, você mantém o contato aberto e o relacionamento com o visitante. Ops, agora é lead.

Por fim, use a criatividade e surpreenda. 

Independente de ter comprado ou não, a audiência que fornece seu contato merece sua atenção, ela agora é um lead!!!!!

Na otimização de sites, esse é um sinal de trabalho bem feito: a geração de leads.

O relacionamento principal com o lead é via e-mail, mas será que vale a pena investir em e-mail marketing?

Comente para a gente saber se a otimização além do Google SEO foi útil para você e seu negócio.

E se tiver alguma dúvida sobre SEO para sites, manda uma mensagem aqui na Nunca Antes 😉

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A mais diferentona agência de marketing do eixo Rio-BH. Comunicação corporativa de um jeitinho diferente. Bora criar algo Nunca Antes.