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buscas no Google SEO

Textos SEO: por onde começar?

Se você está buscando textos SEO já sabe a importância da técnica para atrair visitantes gratuitos.

A escolha das palavras-chave certas é o que vai fazer esses visitantes virarem leads, depois clientes.

Escrever textos SEO é adaptar o conteúdo para a forma como as pessoas fazem pesquisas no Google, por exemplo:

Vamos pensar em uma construtora. O que um cliente interessado em comprar um imóvel pesquisaria no Google? 

  • Como juntar dinheiro para comprar uma casa?
  • Quais são os melhores bairros de Salvador?
  • Como financiar um imóvel?

Assim, você encontra os termos e dúvidas mais comuns e inclui no seu texto — isso é o que chamamos de palavras-chave = expressão de busca.

Nesse artigo, destrinchamos a pedra fundamental dos textos SEO, a palavra-chave, vamos começar?

O QUE É E COMO ENCONTRAR SUAS PALAVRAS-CHAVE?

Vamos pensar em uma construtora. O que um cliente interessado em comprar um imóvel pesquisaria no Google? 

  • Como juntar dinheiro para comprar uma casa?
  • Quais são os melhores bairros de Salvador?
  • Como financiar um imóvel?

Assim, você encontra os termos e dúvidas mais comuns e inclui no seu plano de keywords. O termo composto de 1 a 4 palavras (em média) — é o que chamamos de palavra-chave.

Palavras-chave são termos que o usuário utiliza para pesquisar um assunto no mecanismo de busca. 

Por exemplo, você pode ter chegado até aqui porque pesquisou “SEO” ou “textos SEO” ou “SEO para sites” — essas são algumas das palavras relacionadas a esse artigo. 

E você precisa encontrar as que melhor se encaixam com o seu negócio e criar um plano para ranquear bem em cada uma delas.

COMO ESCOLHER A MELHOR PALAVRA-CHAVE

Primeiro, você precisa entender o que seu público buscaria ou se interessaria para te encontrar — pegando o exemplo da imobiliária, seria:

  • Imobiliária;
  • Casa;
  • Mudança; 
  • Compra de imóvel; 

Esses primeiros termos seriam o seu ponto de partida. Depois, o ideal seria buscar em sites profissionais de SEO, eles são próprios para essa tarefa de mapear os termos de pesquisa mais comuns para usar na estratégia do seu negócio. A maioria tem limites gratuitos de uso.

textos seo

ONDE BUSCAR SUA PALAVRA-CHAVE?

Existem diversos sites que realizam a função de buscar palavras-chave, mas trouxemos uma sugestão para ajudar você: o planejador de palavras-chave do Neil Patel.

Para quem tem conta no Google Ads (crie a sua), o Google oferece o Keyword Planner, e você tem duas opções no planejador: 

  • Descobrir novas palavras-chave e volume: você coloca uma ideia inicial e o Google sugere expressões maiores que contenham o termo que você procura, já indicando seu volume anual de buscas.
  • Encontrar tendências de buscas de uma palavra-chave específica: você vê termos em ascensão e a distribuição do volume de buscas ao longo do ano — essa é uma funcionalidade mais importante para portais de notícia.

COMO ENCONTRAR PALAVRAS-CHAVE NO GOOGLE ADS?

Separamos um passo a passo para achar palavras-chave para sua estratégia de SEO para sites:

  1. Vá na aba “descubra novas palavras-chave”; 
  2. Digite um termo relacionado;
  3. Filtre o resultado de buscas por região e keyword;
  4. Enrijeça os resultados: use aspas; sinais de + e -, para somar ou subtrair resultados
  5. Acione categorias para ampliar filtros: marque apenas categorias e elimine filtros para descobrir os termos mais buscados por segmento.
  6. Reflita sobre o melhor termo para ranquear — artigos e pronomes interferem nos resultados.

LONG TAIL OU SHORT TAIL: O QUE É E QUAL ESCOLHER?

Se você quer otimizar seus textos para Google SEO, precisa entender a diferença entre palavras-chave long tail ou short tail. 

Palavras-chave short tail são termos curtos e, em geral, mais amplos. Por exemplo:

  • casa
  • apartamento
  • imóvel

Esses são termos que possuem um alto volume de busca, mas que também são mais difíceis de ranquear para primeira página do Google devido à alta concorrência. 

Em contrapartida, palavras-chave long tail são expressões mais longas e específicas, então, possuem um volume de busca menor — e, consequentemente, menos concorrência. Por exemplo:

  • Apartamento mobiliado em Salvador;
  • Casa reformada; 
  • Imóvel para alugar em São Paulo.

A escrita SEO começa a partir da escolha da palavra-chave. Textos para SEO buscam correspondências da palavra-chave com o modo de fazer pesquisa no Google.

A partir daí, resolva um problema ou dúvida por vez e atenção às características técnicas dos textos SEO. Te esperamos na primeira página do Google!

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