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Guia completo para criar uma landing page de alta conversão

Está com dificuldade em captar leads e aumentar a expansão do seu público? A landing page de alta conversão pode ser o diferencial que sua marca precisa.

Contudo, a construção dessa página envolve bem mais que técnicas e um modelo pronto: você precisa aprender como se conectar com seu público e estimular o interesse dele, convencendo-o a fornecer o que deseja.

A boa notícia é que existem alguns passos que vão facilitar o seu próximo e te aproximar ainda mais do resultado almejado. Para descobri-los, venha conosco até o final!

landing page de alta conversão: duas pessoas olhando diferentes telas de equipamentos eletrônicos

O que é uma landing page de alta conversão?

Uma landing page de alta conversão é mais do que uma “página de aterrissagem”, como sua tradução sugere. Na verdade, para o marketing digital, essa é uma estratégia que visa transformar um simples usuário em um lead.

Ou seja, através disso, as empresas conseguem captar informações de contato de um cliente em potencial — como nomes, e-mail, telefone e entre outros — as quais serão usadas em outras estratégias do marketing.

Para convencer essa pessoa a fornecer esses dados, a marca deve oferecer algo em troca. 

Em uma landing page de alta conversão, normalmente esse objeto de troca é um material rico (e-book ou infográfico, por exemplo), assinatura de uma newsletter para receber conteúdos recorrentes, inscrição em um curso gratuito e entre outros.

Inclusive, o primeiro passo para construção dessa estratégia é o estudo e análise do seu público-alvo, para entender quais objetos de troca realmente vão convencê-los a fornecerem seus dados pessoais, garantindo o sucesso de todo esse processo.

Quais são as características de uma landing page de alta conversão?

A principal característica de uma landing page de alta conversão — que garante seu sucesso — é que essa página consegue cativar o usuário, por ser construída especialmente para ele.

É por esse motivo que o primeiro passo para montar essa estratégia é justamente definir quem será o público-alvo (de preferência, criando uma persona), entender quais são suas necessidades, características e outras informações que impactam diretamente nos resultados obtidos.

Por exemplo, se seu público-alvo foram mulheres de 40 a 50 anos e que desejam mudar de profissão, preferencialmente trabalhando em casa, não adianta fornecer como objeto de troca materiais destinados a mulheres com essa idade que estão programando a aposentadoria.

Afinal, ainda que tenham a mesma idade, suas metas são completamente diversas e o conteúdo capaz de impactá-las também será.

Além de captar o público-alvo, uma landing page de alta conversão também deve possuir um objetivo claro, um design otimizado e profissional, um conteúdo persuasivo, CTA eficiente e demais características que convençam o usuário a realizar a ação desejada pela marca.

Fique tranquilo, pois vamos entender melhor essas características e como incluí-las em sua página no tópico a seguir!

5 passos de como criar uma landing page de alta conversão

A construção de uma landing page de alta conversão é um processo dividido em etapas, que vão ajudar sua marca a encontrar um modelo que realmente funcione com seu público-alvo.

Ainda que essas fases possam mudar conforme as necessidades dos seus clientes e da sua empresa, os 5 passos a seguir são essenciais para garantir a obtenção de bons resultados. Vamos aprender mais sobre eles:

1. Comece com um título atraente

O título é a primeira isca de uma landing page de alta conversão, que vai determinar se o usuário continuará rolando em sua página ou irá fechar — e talvez não voltar mais.

Portanto, essa pequena frase no topo deve ser atraente o suficiente para conseguir segurar sua atenção por mais alguns minutos. 

Para construir esse título, você deve pensar como seu público-alvo, compreendendo quais gatilhos ou demais estratégias seriam suficientes para convencê-lo a continuar olhando o produto que você tem a oferecer.

Então, deixe um pouco de lado a técnica e foque na emoção, em construir um título que desperte não apenas o interesse do leitor, mas sua curiosidade em descobrir o que mais você tem a oferecer.

2. Invista em um design otimizado

O título não é a única coisa que chamará a atenção do usuário, mas também o design escolhido para sua página.

Inclusive, é crucial contar com o suporte de um designer profissional na hora de montar esse layout, construindo uma landing page que será interessante visualmente.

Além disso, o design deve ser limpo, organizado e conduzir aquele usuário rumo ao caminho que você deseja: da conversão.

Não esqueça também de deixar sua página responsiva, garantindo que possa ser aberta em todos os dispositivos móveis — expandindo ainda mais o alcance.

3. Envolva o usuário com seu produto

Os dois itens acima são essenciais para conquistar o usuário e prender sua atenção, mas, o fator determinante para convencê-lo a fornecer suas informações estará no conteúdo construído ao longo da página.

Até porque, uma landing page não é formada apenas por um título, uma imagem bacana e uma chamada para ação.

Também é necessário estabelecer uma conexão mais profunda com o usuário, explicando a ele os benefícios que seu produto tem a oferecer.

Na verdade, vá mais além: mostre a diferença que seu material irá proporcionar para a pessoa, seja em sua carreira profissional, em seus cuidados com a saúde ou até em sua própria vida. 

Durante essa descrição, é interessante utilizar dados comprovados, relatos de outras pessoas — como ex-alunos, no caso de cursos — e até mesmo mostrar um pouco do que ele terá acesso (um spoiler).

Seja criativo e claro, mas também sucinto, pois uma landing page de alta conversão vai sempre direto ao ponto. Acredite, por mais difícil que seja, você conseguirá encontrar um equilíbrio entre essas características.

4. Hora de captar as informações

Como seu objetivo é coletar os dados pessoais do usuário, sua landing page deve possuir uma ferramenta de formulário, para ser preenchido pelo futuro lead.

Mais uma vez alertamos: seja objetivo e vá direto ao ponto!

Ou seja, não coloque vários campos em seu formulários, pois com certeza o usuário irá desistir de preenchê-lo, por mais convincente que tenha sido sua descrição.

O ideal é focar em informações realmente importantes, que serão valiosas para suas demais estratégias de marketing, como nome, e-mail e (no máximo) número do celular.

Se julgar crucial, você até pode pedir outros dados, como idade, escolaridade, profissão e entre outros, mas evite exagerar.

5. Não esqueça da chamada para ação

O ponto final do seu landing page de alta conversão deve ser o CTA (call to action), indicando ao usuário qual ação ele deve fazer em seguida.

Para construir essa chamada para ação, você pode explorar tanto uma frase impactante, como também os recursos visuais — um botão vermelho nunca falha. 

O importante é indicar claramente onde ele deve clicar, onde deve preencher os dados, para onde deve seguir e o que mais for interessante para sua estratégia.

Teste os modelos e encontre a landing page ideal para sua marca

Os passos apresentados anteriormente vão guiar a construção da sua landing page de alta conversão e facilitar bastante o seu caminho.

Mas, nem sempre você conquistará o resultado desejado de primeira.

Na verdade, para encontrar uma fórmula mágica que realmente funciona, você precisará testar e testar e testar… até finalmente obter um índice de conversão desejado e se conectar com o público.

Inclusive, esses testes podem começar antes do lançamento da sua página na web, com um grupo selecionado de pessoas.

A melhor forma é adotando um Teste A/B, que ajuda a comparar diferentes modelos e descobrir qual realmente funciona.

Além disso, esse método pode ser aplicado para testagem de diferentes características da sua landing page de alta conversão: desde o título escolhido até a cor do botão que funcionará como CTA.

Para realizar um Teste A/B, considere dois modelos diferentes de páginas de conversão, com apenas uma diferença entre cada uma delas, e descubra qual funciona melhor. Em seguida, troque outros elementos até encontrar todos os ideais.

É importante evitar fazer muitas mudanças entre os modelos de páginas, para que você entenda quais fatores estão realmente impactando os resultados e encontrar aqueles que combinam com sua estratégia.

Exemplo de landing page de alta conversão da Nunca Antes

A Nunca Antes é uma agência de marketing digital diferenciada e entendemos que a conexão é a chave para a construção de uma landing page de alta conversão. Inclusive, visamos cativar os usuários dos nossos clientes a partir disso, focando em um modelo que seja objetivo, com apenas o suficiente para conquistar.

Conheça a seguir dois exemplos de landing page de alta conversão que desenvolvemos:

Pitch Day Açolab

Landing page de alta conversão do Pitch Day.

Landing page de alta conversão do Pitch Day.

CVC ArcelorMittal

Landing page de alta conversão para o CVC ArcelorMittal.

Landing page de alta conversão para o CVC ArcelorMittal.

Transforme sua página em uma isca de conversão com a Nunca Antes!

A Nunca Antes conecta sua marca com os melhores resultados do marketing, começando com a construção de uma landing page de alta conversão.

Conosco, você poderá alcançar o equilíbrio ideal entre a criatividade e a objetividade, captando a atenção do seu público e aumentando sua conversão.

Sem falar que contamos também com os materiais ricos ideais para tornar essa página ainda mais atraente, fortalecendo sua relação com o consumidor. Ultrapasse todas as barreiras que estão limitando sua marca: fale conosco e alcance resultados Nunca Antes vistos! 

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A mais diferentona agência de marketing do eixo Rio-BH. Comunicação corporativa de um jeitinho diferente. Bora criar algo Nunca Antes.