Nunca Antes

Branding: desvende a estratégia de gerenciamento de marcas!

Está sentindo que sua marca não conversa mais com seu público? Ou até que nunca conseguiu estabelecer essa conexão? Então, você precisa de um branding!

Com essa estratégia, será possível melhorar os elementos que compõem sua marca e garantir que estejam conversando com quem mais importa: seu público-alvo.

Contudo, esse é um processo que envolve bastante pesquisa e calma, mas, ao escolher os fatores corretos, com certeza os resultados serão surpreendentes. Venha conosco e saiba mais!

Tela de computador exibindo uma imagem com a palavra “Branding” e elementos relacionados.

O que é branding?

O branding é um processo de construção e gestão de uma marca, que envolve desde a criação de uma identidade visual única e reconhecível, até a formação de uma conexão emocional com o público-alvo.

Tudo isso é possível através da aplicação de conceitos e estratégias que envolvem a escolha mais adequada de um nome, logotipo, cores, tipografia, missão, voz da marca e entre outros elementos — tudo com base justamente em seus clientes.

Sem falar que um branding bem construído pode fazer toda diferença, especialmente quando falamos em diferenciar uma marca da sua concorrência.

Qual a diferença entre branding e marca?

Enquanto o branding corresponde a criação e gerenciamento de uma marca ao longo do tempo — ou seja, esse processo jamais deve realmente chegar ao fim — a marca é justamente tudo usado para identificar uma empresa, incluindo:

  • Símbolo;
  • Nome;
  • Design;
  • Tipografia;
  • Papeleta de cores.

Em outras palavras: a marca é a identidade visual de uma empresa ou do produto e o branding é o processo estratégico e contínuo de criação e gestão dessa identidade, garantindo que uma empresa esteja sempre se conectando com o público.

Como o branding pode ajudar sua empresa?

O objetivo de uma estratégia de branding bem construída é de estabelecer uma conexão com o público-alvo daquela empresa, deixando, literalmente, sua marca naqueles consumidores.

Com isso, ao pensar em determinado produto, visualizar uma combinação específica de cores ou até mesmo relembrar alguns momentos da sua vida, o cliente irá lembrar da sua marca e, possivelmente, surgirá o desejo de consumir seus produtos.

É como acontece quando vamos fazer lasanha em casa e logo pensamos “Está faltando uma coquinha” ou quando vimos as cores vermelho e amarelo juntas e lembramos do Mc Donald’s — essas marcas conseguiram construir excelentes branding.

Além de tornar sua empresa inesquecível (ou facilmente memorável), uma boa estratégia também pode proporcionar esses benefícios:

  • Diferenciação: o branding eficaz ajuda uma empresa a se destacar da concorrência ao criar uma identidade visual única e reconhecível, que a diferencia no mercado;
  • Lealdade do cliente: um branding forte pode criar uma conexão emocional com os clientes, incentivando repetidas compras e conquistando sua fidelidade;
  • Confiança e credibilidade: um branding consistente e confiável pode ajudar a empresa a construir uma reputação sólida no mercado, ganhando a confiança dos clientes e parceiros do negócio;
  • Percepção de valor: uma marca bem construída pode influenciar a forma que o público enxerga a qualidade e o valor dos produtos oferecidos por uma empresa, permitindo que cobre valores mais altos e justos.

5 passos de como fazer o branding da sua marca!

Para embarcar nessa jornada rumo a criação do branding da sua marca, você precisa seguir esses passos:

1. Comece criando sua identidade visual

A identidade visual é justamente composta por todos os elementos que fazem uma marca ser apresentável ao público e até mesmo identificada.

Portanto, o primeiro passo do seu branding deve ser determinar quais são esses elementos, escolhendo-os de forma coesa e sempre com base nos valores e objetivos que a empresa deseja transmitir.

O processo de criação de uma identidade visual pode (e deve) levar tempo, afinal, você precisará escolher:

  • Paleta de cores;
  • Logo;
  • Tipografia;
  • Manual da marca.

2. Tenha um posicionamento para sua marca

O posicionamento também é um fator super importante, por representar o espaço que sua marca deseja ocupar no mercado e como ela será recebida pelos consumidores.

É com esses elementos que você poderá diferenciar, por exemplo, uma loja de bijuterias para uma loja de semijoias — realocando seu negócio para o setor em que realmente deseja atuar e, consequentemente, melhorando seu faturamento.

Além disso, é importante que esse posicionamento não seja apenas uma estratégia de marketing, mas algo sério seguido por sua marca, inclusive, na escolha e melhoria dos seus produtos.

Para compor o posicionamento da sua marca, defina esses elementos:

  • Tom de voz: como sua marca irá se dirigir às pessoas;
  • Canais de comunicação: escolha dos meios que representam a marca e os consumidores;
  • Valores: o que é importante para a marca e como você irá se conectar com o público;
  • Linguagem: quais palavras e expressões serão usadas que permitirão a conexão com as pessoas.

3. Invista em um bom marketing de conteúdo

A criação de conteúdo é uma excelente estratégia que, inclusive, deve estar presente no seu processo de branding.

A partir disso, você consegue proporcionar à sua marca maior autoridade e relevância no mercado em que está inserida, ao mesmo tempo, em que promove de forma orgânica a sua empresa — e os seus produtos e soluções.

Além da produção de conteúdos como artigos, e-books, infográficos e entre muitos outros, você também pode investir em ações de marketing.

Nesse caso, para criar essa conexão e conseguir passar a mensagem desejada, será preciso um bom copywriting por trás.

4. Explore diferentes canais — e encontre o ideal para sua marca

A busca pelos canais de comunicação ideias não apenas é uma etapa de criação do seu posicionamento, como também uma fase importante para seu branding em si.

Afinal, além de encontrar meios que combine com os valores que sua marca deseja passar, também é preciso que seu público esteja presente nesse local para consumir seus conteúdos, ações de marketing e, por fim, produtos.

Mas, calma, isso não é uma missão nada impossível!

Até porque, hoje em dia as redes sociais são basicamente escolhas coringas para qualquer marca, incluindo aquelas com um público mais velho. 

Ainda assim, realizar uma pesquisa cuidadosa evitará que você foque toda sua estratégia no Instagram enquanto, na verdade, seus clientes estão procurando sua marca no Facebook!

5. Não tenha medo de mudar

O branding é um processo infinito, que deve sempre acompanhar sua marca e, principalmente, ser realocado para a fila de prioridades quando for necessário.

Inclusive, as mudanças são tão necessárias que até mesmo grandes marcas estão constantemente transformando a forma como se conectam com seu público, especialmente quando eles mudam.

Esse é um dos principais sinais de que sua marca precisa reinvestir no branding e fazer algumas mudanças. Outros sinais são:

  • Mudanças na visão da marca;
  • Risco iminente de falência;
  • Crise de imagem.

Além disso, sua empresa pode decidir mudar de nicho ou segmento, fazendo com que seu público também mude. Nesse caso, será preciso repensar todo branding, agora, considerando as preferências e perfil desses novos consumidores.

O Branding Nunca Antes visto é com a gente!

Nosso time sabe a importância de ter um branding Nunca Antes imaginado! Por isso, não medimos esforços ao criar e gerenciar a marca dos nossos clientes, alinhando toda estratégia aos seus objetivos, missão e posicionamento.

Veja abaixo algum dos nossos cases de sucesso:

Naming, Branding, Posicionamento E Slogan: Tudo Em Nome Da Conexão Com Seu Público

A equipe da Nunca Antes combinou razão e criatividade durante o processo de criação dos principais elementos da GreenPact, quais sejam:

  • Naming: GreenPact;
  • Posicionamento: “Repense o Mundo com a Gente”;
  • Branding: identidade visual, valores e conceitos de marca.

Ou seja, essa marca nasceu com nossa equipe, que acompanhou e determinou os melhores caminhos de todo processo. 

Criação de Slogan – Açolab 3 Anos

Em seu aniversário de 3 anos, a Açolab decidiu transformar o seu posicionamento e, para isso, contou com a Nunca Antes para transmitir da melhor forma essa mudança aos clientes da marca.

Ah! O nosso time também coordenou as demais atividades relacionadas a essa comemoração!

Posicionamento – Fábrica De Graffiti Rj

A Nunca Antes esteve por trás da criação do posicionamento #OMaiorChegou, que buscava exaltar a grandiosidade do mural de graffiti do Brasil.

Além disso, nosso time ficou responsável pelas redes sociais, criação e otimização do plano de mídia do concurso e do projeto Fábrica de Graffiti, assim como da assessoria de imprensa.

Conquiste mais clientes com um branding Nunca Antes feito na sua marca!

Transforme também sua marca e reconquiste seu espaço no mercado como Nunca Antes!

Com nosso time, você terá acesso a tudo que precisa para criar seu branding do zero ou fazer as mudanças necessárias para reconquistar os seus clientes.

Da identidade visual até a produção de conteúdo: pode contar com a Nunca Antes para te ajudar a fortalecer a sua marca.

Agende uma reunião e saiba mais como podemos te ajudar!

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A mais diferentona agência de marketing do eixo Rio-BH. Comunicação corporativa de um jeitinho diferente. Bora criar algo Nunca Antes.