E-book: saiba como atrair leads criando um conteúdo fenomenal!
Já pensou em reunir no mesmo conteúdo o máximo de informações possíveis sobre um tema, organizadas em um design bacana e intuitivo? Então, significa que você precisa criar um e-book.
E mais: com esse material rico você pode atrair bastante atenção para sua marca e até mesmo os valiosos leads — os famosos clientes em potencial.
Contudo, a jornada da criação de um e-book fenomenal envolve algumas etapas, que começam em você entender o que é esse material. Venha conosco nessa aventura e saia dela um especialista (ou sabendo com quem contar).
Boa leitura!
O que é e-book?
Sabe aquele assunto que você gostaria de aprofundar ou até mesmo de utilizar diferentes elementos visuais para proporcionar o melhor entendimento do leitor? Esse é um ótimo tema para um e-book!
Afinal, diferente dos artigos para blog, por exemplo, nesses livros eletrônicos você consegue produzir um conteúdo mais extenso e ainda aproveitar os recursos de design para garantir uma experiência diferenciada.
Seja por meio de gráficos, mapas mentais no meio do texto ou até mesmo ilustrações, esse material pode ficar bastante rico e garantir que o leitor realmente compreenda aquele assunto, não apenas superficialmente.
Mais do que um conteúdo aprofundado, o e-book também funciona como um excelente recurso para sua estratégia de marketing e captação de leads. Falaremos sobre isso abaixo!
Qual o poder do e-book na atração de leads?
Antes de falar sobre o uso dos e-books nessa estratégia, você precisa saber o que são os leads.
Basicamente, esse grupo é composto por clientes em potencial, que demonstraram interesse em algo oferecido pela sua marca e, devido a isso, oferecerem informações de contato, como nome, e-mail e telefone.
Esses dados são super valiosos para as estratégias de marketing, especialmente o e-mail marketing, por permitir a interação e nutrição desses leads, levando-os por todo estágio do funil até o momento mais importante: a compra.
Mas, qual a relação dos e-books com a atração desses clientes em potencial?
Bom, como dissemos, os usuários se transformam em leads ao fornecer suas informações de contato após demonstrarem interesse em algo da sua marca.
Ainda que muitas empresas foquem nessa troca oferecendo cupons de descontos ou até mesmo através de estratégias de lançamentos de novos produtos, essa atração também pode acontecer por meio de materiais ricos, como o e-book.
Nesse caso, sua marca irá criar um conteúdo aprofundado sobre um tema que seja de interesse desses clientes em potencial — para isso será preciso um estudo bem aprofundado sobre esse público — e oferecerá esse material gratuitamente, em troca de alguns dados pessoais.
Atenção: por mais que seja interessante saber tudo sobre os clientes, não exagere em seu formulário de contato e solicite apenas informações essenciais, como nome, e-mail e telefone.
Caso contrário, a pessoa poderá desistir de se cadastrar, por mais interessante que seja sua chamada para baixar o e-book.
5 sinais de que sua marca precisa lançar um e-book
A necessidade de atrair leads para suas estratégias de marketing é apenas um dos motivos para desenvolver e disponibilizar um e-book.
Na verdade, esse material rico também pode ser explorado por sua marca nessas situações:
- Demanda crescente por informações em relação a um conteúdo específico;
- Posicionamento da sua marca como referência ou autoridade entre o público-alvo;
- Melhora do engajamento e aproximação da sua marca com os usuários;
- Aumento do tráfego do seu site e da visibilidade da marca no mundo digital;
- Conteúdo que precisa ser aprofundado em razão da sua complexidade ou relevância para o público-alvo.
Elementos-chave para criar um ebook fenomenal
Agora que você já sabe que sua marca precisa de um e-book, está na hora de aprender cinco passos simples que vão te levar rumo a criação de material rico fenomenal.
Venha conosco abaixo:
1. Conheça o seu público
O ponto de partida de qualquer estratégia de marketing e de vendas deve ser conhecer o seu público-alvo, nesse caso, as pessoas para quem você irá criar o seu e-book.
Inclusive, esse conhecimento é importante não apenas para definir o tom de voz mais adequado para conteúdo, como também o próprio tema que será desenvolvido neste material.
Até porque, dependendo de quem seja seu público-alvo, essa zona de interesse pode variar bastante.
E para garantir escolhas ainda mais certeiras, faça um levantamento completo desses usuários, criando o que chamamos de persona — que nada mais do que um perfil com as seguintes informações:
- Idade
- Gênero
- Estado civil
- Localização geográfica
- Nível de educação
- Ocupação
- Renda
- Estilo de vida
- Nível socioeconômico
- Hábitos de compra
- Canais de comunicação preferidos
Esses dados podem ser descobertos a partir de uma análise de mercado, por formulários divulgados entre seus clientes ou até mesmo a partir da troca de informações entre os consumidores e vendedores, por exemplo.
Ah! Não esqueça de considerar essas características da sua persona em toda decisão importante que você for tomar sobre o seu negócio, pois vai te ajudar a direcioná-las para quem realmente importa: seu público.
2. Escolha de um tema relevante e atrativo para o e-book
Com base no perfil levantado anteriormente, você poderá selecionar qual o tema da zona de interesse da sua persona que vale a pena produzir o e-book.
Nesse caso, é possível considerar algo diretamente relacionado com os produtos que você oferece em sua empresa ou simplesmente um assunto que tenha conexão com o nicho em que está inserido.
Além disso, dependendo do tema escolhido, é possível misturar esses dois objetivos e conseguir informar os leads, enquanto apresenta sua marca como uma solução.
Uma empresa de roupas para venda em atacado pode criar um e-book dando dicas sobre as principais tendências para a próxima estação, usando as próprias peças como exemplos para adicionar na coleção da loja do lead.
3. Organize e formate as suas ideias
Ao pensar em um tema, começam a surgir várias ideias relacionadas, com tópicos, imagens que seriam interessantes, informações que não podem ficar de fora… Enfim, sua mente ficará lotada de coisas.
Para que esse turbilhão de ideias não atrapalhe seu processo criativo, recomendamos que você comece o quanto antes a organizar seu e-book.
Ou seja, parta do tema inicial e comece a dividi-lo em tópicos importantes, que precisam estar presentes em seu conteúdo.
Montar uma estrutura pode, inclusive, te ajudar a visualizar melhor a ideia inicial é saber se realmente vale a pena investir em um e-book sobre o assunto, ou se é melhor mudar antes mesmo de começar a escrever.
Contudo, se você achar que o tema é relevante e valioso para sua persona, siga essa estrutura e comece a escrever. Durante esse processo de escrita, utilize não apenas seu conhecimento, mas também outras fontes de pesquisa.
Ao finalizar a escrita, inclua as imagens e gráficos que julgar necessário e revise com bastante calma, de preferência, no dia seguinte.
4. Não esqueça de investir em um design atraente
Para deixar seu e-book visualmente bonito e chamar ainda mais a atenção dos usuários, você precisa de um design bacana.
Nesse caso, comece definindo qual será a paleta de cores e a tipografia utilizada na produção desse conteúdo.
Em seguida, utilize ferramentas como o Canva para desenvolver o material, adotando o formato adequado para ser visualizado tanto no computador, como também nos dispositivos móveis.
Durante esse processo de criação, deixe sua criatividade fluir, testando diferentes ideias, ilustrações e elementos visuais — apenas tenha cuidado para não adicionar muita coisa e desviar a atenção do leitor para o que realmente importa: o conteúdo.
5. Divulgue bastante!
Não adianta criar um e-book fenomenal, mas que ninguém irá conhecer, não é mesmo?
Então, utilize as redes sociais, estratégias de e-mail marketing, crie landing pages e o que mais for adequado ao seu público para conseguir divulgar o material para o máximo de pessoas possíveis.
Inclusive, essa etapa é super importante para que sua marca realmente consiga captar leads através do e-book e faça esse investimento valer a pena.
Não consegue sair do título? Veja exemplos Nunca Antes criados para te inspirar!
A Nunca Antes é especialista em criar conteúdos únicos, que transpiram a identidade dos nossos clientes, e com os e-books isso não é diferente.
Para ajudar seu processo criativo, inclusive, trouxemos abaixo alguns exemplos de materiais desenvolvidos por nossa equipe:
E-Book Marketing Para Novas Empresas
O “Marketing para Startups sem grandes budgets” é um e-book criado pela Nunca Antes para ensinar os novos empreendedores as melhores formas de como divulgar o negócio!
Recheado de dicas e métodos profissionais, essa é a ferramenta que faltava para você tornar público o que seu público precisa saber.
E-Book Jornada Da Startup
Desenvolvido pela Nunca Antes para a Açolab, esse e-book é, na verdade, um verdadeiro guia de boas práticas que as startups devem seguir para aumentar suas chances de sucesso na aproximação com grandes empresas.
Nossa equipe ficou responsável pela redação final, edição, ilustração e finalização do material, aproveitando também todo o know-how que adquirimos ao longo dos anos de atendimento ao Açolab.
E-Book Métodos Ágeis
Mais um e-book desenvolvido para a marca do Açolab, que reúne as metodologias ágeis mais usadas pelas startups do Vale do Silício e que já foram ensinadas em workshops desenvolvidos pelo Lab.
Garanta um e-book fenomenal para sua estratégia com a Nunca Antes!
Criar um e-book exige bastante tempo — seja para entender seu público-alvo, até para a escrita do conteúdo e formatação em um design bacana.
Como sabemos que tempo é algo que não sobra na vida de um empreendedor, pode deixar essa tarefa conosco!
Através da nossa expertise e experiência, sua empresa terá em mãos um e-book super completo, com todo conteúdo que precisa para atrair leads e continuar se estabilizando como referência no mercado.
Vamos conversar mais sobre esse projeto? Agende uma reunião e venha conosco!