Todo mundo deve ter um plano B na vida
A vida é cheia de surpresas e não custa nada ter um plano alternativo, caso nem tudo saia como planejado: a importância de ter um plano B.
Tenha sempre um plano B na vida! E o plano B do plano B. Melhor ainda se ele for bom, bonito e barato e fácil de implementar.
Se seu plano é empreender, confira o post Modelo de Plano de Negócios para novas empresas.
Tentei por muitas vezes negociar grandes projetos, mas não tinha um plano B. Pergunta se eu me arrependi? Claro! #sqn A vida é mesmo feita de experiências. Permita-se o luxo de tentar. Tudo é passageiro, e tudo bem.
Por muito tempo, eu investi toda a minha energia no poder das ideias – e quando elas são boas, as pessoas vão te entusiasmar, com elogios, e te incentivar a correr atrás da sua realização.
Mas uma hora as reuniões minguam, o período de captação se encerra e você pode acabar sem sucesso mais uma vez, a vida é dura e o tempo voa. Volta, plano B.
A VIDA É DURA
As justificativas de empresas e diretores de marketing, sinceras, as mais variadas: Rock in Rio, Eleições, BBB, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, ou sem verba para investir em projeto de sucesso e retorno não conhecidos.
Sem a edição número zero/beta ou personalidades e famosos atrelados, que atraem rapidamente um grande contingente de audiência, a negociação pode ficar difícil. Tenha um plano B.
Quando se é criativo, fracassar ao colocar suas ideias na rua é desolador: “O mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos, vai reduzir tuas ilusões a pó”.
Quem empreende por amor, precisa encontrar outras formas de ser feliz que não apenas transformar sua paixão em trabalho. Qual seu plano B caso, por algum motivo, empreender não der certo?
Parar, descansar, repensar, estudar e se atualizar, para empreender voltar a ser o plano A.
PLANO B
EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO
Investir na carreira é sempre uma ótima opção. Foi à época e é agora, hoje. Quem fez estágio na área nos tempos de faculdade sabe a diferença que isso faz na hora de conseguir emprego.
Torço para que eu goste deste novo desafio. Aprender, certamente. Hoje começo a criar para redes sociais e outros canais digitais, um desafio bom de encarar. Update: voltei a empreender, e esse trabalho virou novamente o plano B.
Pode ser que você não consiga sucesso ao empreender. Melhor deixar terreno pronto, para caso decida ou precise voltar. O tal plano B, que vira A, que volta a ser B.
Acumule estrada na sua profissão. Sobreviva, aprenda com os talentos, faça seu tempo, repense seu negócio, junte dinheiro para investir novamente e reinventar-se.
Ou encontre uma nova carreira para seguir, qualquer nova experiência pode fazer você mudar de ideia sobre o que fazer da vida.
PONTOS DE ATENÇÃO PARA VIVER DE PROJETOS
Na hora de criar projetos megalomaníacos, lembre-se que você vai competir com muita gente boa. Quais fatores podem dificultar a captação:
Ano de eleição. Querem mudar esta história. Aguarde cenas dos próximos capítulos de BSB, é ver para crer.
Grandes eventos. Teve #Copa2014, #Rio2016, Rock in Rio tem a cada dois anos. Mas nós torcemos para que tenham muitos eventos mais.
Meritocracia. Tem gente que merece e tem quem nasce merecendo. Todos nós merecemos. Não se compare e não desanime.
Plano B na vida. Já fez seu plano B do plano B? Não durma no ponto nem deixe a vida te levar. Só não esquece que “camarão que dorme a onda leva”.
Ajude a você mesmo e ao seu negócio – incentive seus projetos, não jogue essa chance fora. As Leis de Cultura e Esporte, apesar de vez ou outra priorizarem os mesmos captadores (nada contra os famosos), outras vezes têm sobra de verba.
Busque por algum incentivador “anjo” alinhado ao seu negócio, disposto a ajudar a transformar suas ideias e projetos em realidade/produtos.
Tenha sempre um plano B na vida! E o plano B do plano B. Melhor ainda se ele for bom, bonito e barato 😛 e fácil de implementar.
VER O MUNDO COM OLHOS GENEROSOS
Fazer intercâmbio também é uma ótima maneira de recomeçar, repensar, e as opções não faltam. Mas prepare-se: as bolsas de estudo no exterior são muito disputadas. Não desista no primeiro não. Tente mais, tenha um destino plano B.
Ou junte dinheiro e vá por conta própria, foi o que eu fiz, por duas vezes. Na primeira, com a ajuda de muita gente, aquela famosa passada de chapéu entre os membros da família.
Aprenda outra cultura, um novo idioma, abra suas portas. Isso que é plano B. E não importa se você não trabalhar na posição profissional desejada por lá.
Falando um pouco de inglês, pode ser em qualquer lugar #ficaadica, velha, mas que ainda pega muita gente de calças curtas. Sempre tem muitas oportunidades em cidades turísticas, e a Europa está cheia delas.
QUANDO B VIRA A, A VIRA B
Durante o intercâmbio, a Índia virou o meu plano A. Eu fiquei apaixonado pelo País e consegui três entrevistas para fazer enquanto viajava pelo país. O Brasil tinha virado plano B.
Não rolou. Os indianos são muito bem preparados, educados para ocupar as melhores posições, além de serem muitos também. Uma lista de certificados para tirar e uma promessa de emprego na Índia, voltei para o Brasil.
Depois de conhecer destinos que transformaram a minha forma de ver a Índia, os indianos e o mundo, e como forma de ajudar quem quer visitar o país, fora deixar viva uma herança daquele período, fizemos um moke up de um Guia de Viagem Top 10 da Índia. Mas isso é plano B.
E a Índia sempre pode voltar a figurar nos meus planos, seja plano B ou plano A de vida.
ALGUNS SITES LEGAIS PARA QUEM QUER IR PARA O EXTERIOR
- Working traveller – trabalhe enquanto viaja
- Partiu intercâmbio
- Estudar fora
Compartilhe este post:
2 Comments
Comments are closed.
Leandro Almeida
Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito, parabéns ao autor.