Marketing para startups: como aplicar no seu negócio?
O marketing para startups é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma marca, afinal, um negócio pode ter a melhor solução do mundo, mas isso não vale de muita coisa se as pessoas não souberem que ele existe.
E a função do marketing é justamente ajudar a propagar o produto ou serviço de uma empresa para o seu público-alvo e aumentar seu posicionamento no mercado.
Quer entender mais sobre o assunto para aplicar na sua startup? Então, continue lendo esse artigo e saiba mais!
Marketing para startups: o que você precisa saber?
O marketing para startups é crucial para validar o perfil ideal de clientes e os melhores canais de distribuição, permitindo a escalabilidade antes da entrada de concorrentes no mercado.
Essa abordagem, baseada em dados, não é exclusiva das startups, mas também é essencial para empreendedores digitais. Ela inclui a utilização de ferramentas e automação de marketing para maximizar a eficiência e o alcance da campanha.
Quer entender melhor? Assista a apresentação que a gente fez na Maratona de Inovação ArcelorMittal. Nós batemos um papo com os empreendedores e startups sobre a criação de uma estratégia de marketing profissional. Você pode baixar o arquivo da apresentação no final com os links de acesso às ferramentas em suas versões gratuitas ou de teste.
Em seguida, baixe o material da apresentação com os links de referência: Marketing para startups sem grandes budgets.
O que é melhor: marketing digital ou convencional para startups?
O marketing convencional é um modelo que utiliza os canais tradicionais de comunicação, como TV aberta, outdoor, panfletagem e entre outros.
Já o marketing digital é uma estratégia que utiliza os meios online para divulgar uma marca ou sua solução.
E qual forma dessas formas de marketing para startups é melhor?
Apesar de ambas serem eficientes da sua maneira, o digital possibilita vantagens incontestáveis para uma empresa, principalmente aquelas que estão em fase de crescimento, tais como:
- Economia: É muito mais barato divulgar seus serviços na internet.
- Mensurável: você consegue acessar dados estratégicos.
7 dicas incríveis de marketing para startups
Quando bem aplicado, o marketing pode trazer resultados impressionantes para seu negócio. Confira algumas dicas de como implementar abaixo:
1 – Conheça o seu público-alvo
Para quem você quer vender seus produtos ou serviços?
Será para essas pessoas que a sua comunicação será direcionada.
Então, você precisa entender o máximo possível sobre seu público-alvo, sabendo informações, como:
- Idade média;
- Sexo;
- Faixa salárial;
- Rede social favorita;
- Hábitos de consumo;
- Gostos;
- Interesses;
- entre outros fatores.
Quanto mais você conhecer sobre seu público, melhor você conseguirá acertar na comunicação!
2 – Defina um nicho e a sua linha editorial
Nicho se refere ao setor do mercado o qual sua empresa está inserida, enquanto a linha editorial é o conjunto de temas que esse setor abrange.
Por exemplo, seu nicho é beleza, logo, sua linha editorial pode ser: estética, bem-estar, autoestima, maquiagem e outras temáticas assim.
Você perceberá que existem muitos temas correlatos ao seu setor, então, dê preferência em focar em cinco no máximo.
3 – Invista na produção de conteúdo estratégico
As propagandas, estilo “compre, compre, compre”, estão sendo cada vez mais ignoradas pelo usuário. Quantas vezes você não ficou contando os cinco segundos de anúncio do Youtube para poder pular?
Então, no lugar disso, outra forma de marketing para startups está ganhando destaque: o marketing de conteúdo.
Consiste em uma estratégia em que você atrai clientes para seu negócio oferecendo um material de valor — um post, um artigo, um e-book, um vídeo…
4 – Monte o seu calendário editorial
Internet pode ser um mecanismo econômico e eficiente de divulgar a sua marca, mas ela pede uma coisa: constância.
Você precisa manter uma boa frequência nos canais de comunicação para cultivar o relacionamento com a audiência e continuar atraindo pessoas.
E uma boa forma de se organizar para isso é montando um calendário editorial.
Essa ferramenta permite que você planeje seus conteúdos e ainda tenha uma visão estratégica de cada comunicação.
5 – Varie as redes e ferramentas
Você pode divulgar sua empresa através de diversos canais — e quanto mais, melhor.
Busque diversificar suas redes. Use o Facebook, Instagram, Google, Youtube e outras plataformas para aumentar seu alcance.
Lembre-se, entretanto, que cada canal possui uma forma de comunicação distinta e características próprias, então, você precisa se adequar.
6 – Humanize sua comunicação
Outra coisa sobre o marketing para startups: as pessoas gostam de uma comunicação mais humanizada.
Ou seja, aquela linguagem fria e rebuscada é substituída por uma mais coloquial. Além disso, os usuários querem se sentir mais “íntimos” da empresa, então, é bom mostrar bastidores, contar histórias e trazer mais elementos assim.
7 – Invista em tráfego pago
Os anúncios online são ótimas formas de atrair clientes mais rápido e gerar resultados mais no curto prazo.
As plataformas mais populares de divulgação na internet são o Google Ads e o Facebook Ads. Vale a pena investir, mas não substitui um trabalho bem feito de marketing de conteúdo.
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