Como criar animação? Aprenda a dar vida às suas ideias!
Uma ideia pode transformar o rumo de uma empresa e marcar o seu público-alvo de uma forma inovadora. Agora, imagine o poder de criar animação a partir disso?
Ao dar vida a esses pensamentos, você tem a oportunidade de gerar uma conexão ainda maior com as pessoas, roubando um espaço na memória delas.
Criar animação também significa sair de uma zona distante e se aproximar mais do seu público, mantendo um relacionamento que fará toda a diferença na hora da compra.
Tire também suas ideias do papel de um jeito criativo e divertido: venha conosco nesse conteúdo até o final e aprenda como!
Ilustração 2D criada pela Nunca Antes para Açolab.
Por que criar animação para suas ideias?
Criar uma animação significa dar vida, não apenas a uma ideia, mas a sua própria marca.
Essa forma de marketing também gera uma conexão diferente com seu público, que passa a enxergar sua empresa de uma maneira mais humanizada ou divertida, ou criativa, ou um combo de tudo isso.
Por exemplo, a maioria das pessoas hoje se refere a loja “Magazine Luiza” como Magalu, em razão do seu avatar — que também foi adotado por outras empresas, para humanizar a marca.
Mas, a criação de uma animação vai além disso: essa é uma oportunidade de contar histórias de uma forma diferenciada, conquistando o público para além do oferecimento de produtos e serviços de qualidade.
Quem não lembra dos pôneis malditos da Nissan?
Inclusive, se a animação for divertida e criativa o suficiente, você poderá gerar um excelente engajamento para sua marca, gerando compartilhamentos e até mesmo se tornando viral.
E claro: com essa estratégia você pode contar uma história e criar uma narrativa emocionante, que conecte o consumidor à marca, mesmo sem necessariamente fazer a propaganda dos seus produtos e serviços.
Quando esse mesmo cliente precisar dessas soluções, sua propaganda virá a sua mente e ele com certeza lembrará da sua empresa como uma opção.
Veja abaixo um exemplo de animação desenvolvido pela Nunca Antes para a Modularis e perceba como uma empresa consegue gerar um vínculo com o espectador apenas contando uma história:
Quais são os tipos de animação que sua marca pode criar?
Ao escolher uma animação, você irá cair em um mundo de possibilidades, que variam desde um simples desenho em 2D da sua ideia até a criação de um curta animado de alta qualidade, como aquele apresentado no tópico anterior.
Afinal, existem vários modelos que podem ser explorados para promover seus produtos, contar histórias e, principalmente, se conectar com seu público.
Os principais são:
- Animação 2D: utiliza imagens bidimensionais para criar movimento;
- Animação 3D: usa modelos tridimensionais para criar animações mais realistas;
- Animação stop motion: cria movimento através da captura sequencial de imagens de objetos físicos movidos em pequenos incrementos entre cada quadro;
- Animação por computador (CGI): utiliza gráficos gerados por computador para criar animações;
- Infográficos animados: apresenta informações complexas de forma visual e animada, tornando-as mais acessíveis e envolventes.
Inclusive, essas estratégias podem ser aplicadas em diferentes momentos da sua empresa: seja para lançar uma nova campanha ou produto, durante uma data comemorativa ou simplesmente para apresentar sua marca.
O importante é desenvolver um enredo que faça sentido para seu público-alvo e consiga deixar uma marca, fazendo-o lembrar da sua empresa quando precisar.
Passo a passo de como criar animação
O processo de como criar animação precisa de três coisas principais: criatividade, tempo e bastante café!
Separou tudo isso? Então, veja abaixo como dar vida a sua ideia e transformar a relação da sua marca com seu consumidor:
1. Organize suas ideias
Até chegar nesse tópico, temos certeza que você já teve inúmeras ideias de quais animações criar, quando lançá-las, qual será a mensagem principal…
Mas, para que tudo isso não se misture e vire uma grande confusão, você precisa colocar esses pensamentos no papel e organizá-los, até que façam sentido.
Faça como um mapa mental, colocando sua ideia principal no centro e ramificando outras que também fazem sentido.
Além disso, defina um objetivo para sua campanha — até porque, toda estratégia de marketing precisa disso — e escolha qual tipo de animação combina mais com essa meta e com seu público-alvo.
Falando nele, não esqueça de colocá-lo também como um dos fatores determinantes de todo seu processo de como criar animação.
Até porque, esse vídeo ou personagem deve conversar com seu cliente, caso contrário, a estratégia não vai gerar os resultados desejados.
2. Crie um roteiro
Já sabe o que vai fazer? Então, está na hora de começar a estruturar sua animação, criando o seu roteiro.
Durante esse processo, siga uma linha de raciocínio, com início, meio e fim.
Além disso, lembre-se do seu objetivo ao criar animação e desenvolva uma história que consiga não apenas alcançá-lo, mas também marcar o seu público.
Não esqueça de criar uma introdução que prenda a atenção do espectador, ainda que sua ideia principal seja apenas divulgar o produto da sua empresa.
Veja abaixo um exemplo de animação cujo foco era justamente a propaganda de uma solução, mas que ainda assim criou uma história para apresentá-la:
Produtora Animação – Vídeo Comercial Abuze
Se possível, conte com um profissional especialista em contar histórias na hora de criar seu roteiro, o famoso storyteller. Ainda que você esteja à frente de todo projeto — até porque a marca deve ter esse representante — esse suporte especializado vai ajudar bastante.
3. Aprenda como animar suas ideias
Com seus roteiros em mãos, você pode partir para a última (e inicialmente mais complicada) etapa de como criar animação: criar a animação!
Mas… o primeiro passo será aprender a usar as ferramentas capazes de desenvolver esses projetos — se você já for craque, então é só escolher a sua favorita e se jogar com tudo.
Caso contrário, no próximo tópico selecionamos os principais softwares para isso.
E claro: assim como no roteiro, também é fundamental contar com a ajuda de um profissional, especialmente se você deseja um ótimo resultado e ainda economizar bastante tempo com o processo de aprender a criar animação.
Ferramentas para criar animação online
Quer mesmo encarar esse desafio sozinho? Então, veja abaixo algumas ferramentas que vão te ajudar — se quiser ajuda, é só pular este tópico e seguir para o final do conteúdo!
Ferramentas para criar animação 3d
Criar animação em 3D é uma ótima escolha para quem deseja contar uma história e envolver ainda mais os espectadores. Nesse caso, as principais ferramentas são:
Ferramentas para criar GIF animado online
Os GIFs continuam sendo um sucesso, especialmente para compartilhar nas redes sociais e gerar mais engajamento para a sua marca. Para criar essas animações, use ferramentas como:
Ferramentas para criar avatar animado
O avatar ajuda a dar ainda mais vida e humanidade a sua marca, pois o público passará a interagir com um personagem que possui nome, corpo e características fáceis de lembrar.
Para criar esse avatar, use ferramentas como:
Ferramentas para criar banner animado
Suas propagandas podem ficar ainda mais divertidas e criativas com a criação de um banner animado para ser transmitido em telões, nas redes sociais e em demais meios de comunicação.
Para ter esse material, você pode usar essas ferramentas:
Confira animações criadas pela Nunca Antes
Demos vida a diversas animações nos últimos anos. Confira algumas:
Natal Modularis
A mensagem de Natal da Modularis enfatizou a importância de se reconectar com o essencial, destacando a construção de vínculos e celebrações. O vídeo ilustrou de forma criativa o espírito natalino e transmitiu uma mensagem construtiva e representativa.
Ilustração 2D
A ArcelorMittal introduziu a ilustração 2D através da Açolab Ilustra, uma nova editoria que utiliza o humor das charges para abordar questões do universo das startups, com o toque característico do estilo. Para uma comunicação marcante, escolha a expertise da Nunca Antes em ilustração 2D.
Logotipo da Nunca Antes
A Nunca Antes oferece logotipos animados que agregam dinamismo e impacto à identidade visual da sua marca, como o da nossa tela inicial. Com movimentos fluidos e designs criativos, nossas animações se destacam pela originalidade e capacidade de atrair a atenção do público-alvo.
Dicas para tornar suas animações mais fluídas e criativas
Animar uma ideia nem sempre é um processo fácil e dificilmente você vai chegar ao resultado que deseja na primeira tentativa.
Além disso, será necessário encarar um obstáculo que paira sobre as mentes de qualquer pessoa que trabalhe com produção de conteúdo: a falta de criatividade.
Somente após enfrentar esse desafio é que você será capaz de não apenas criar animação, mas de transformar suas ideias em algo divertido e que realmente deixe sua marca.
As dicas abaixo vão facilitar esse processo e até mesmo proporcionar maior fluidez ao seu desenho:
- Use um storyboard para planejar seu roteiro, conseguindo visualizar a sequência de eventos e a garantir uma transição suave entre cenas;
- Use curvas suaves para transições e evite movimentos abruptos, a menos que seja intencional para transmitir um impacto;
- Alterne entre movimentos rápidos e lentos para criar um ritmo interessante na animação;
- Escolha uma trilha sonora que realmente combine com a mensagem que você queria passar e que interaja com as cenas;
- Não tenha medo de experimentar com diferentes estilos visuais, pois isso pode tornar sua animação única e cativante.
Dê vida às suas ideias Nunca Antes vistas!
Se você chegou aqui, é porque está em busca de um resultado Nunca Antes imaginado, Nunca Antes animado e Nunca Antes bem-sucedido!
Até porque, é isso que nossa agência faz: proporciona aos clientes produtos e soluções únicas, criadas de forma personalizada para cada marca.
Com nossa equipe, sua empresa poderá contar a história que deseja, com uma animação de alta qualidade e um roteiro envolvente — até você vai querer assistir até o final.
Tudo isso será construído sempre pensando na mensagem que sua marca deseja passar e nos objetivos almejados, garantindo o melhor resultado.
Não perca mais tempo: fale conosco e agende uma reunião! Vamos discutir essas ideias e finalmente criar animação que consiga expressar todos os sentimentos da sua empresa.