SEO para sites: on e off page
Pensar em otimizar seu site para SEO exige que você entenda o momento zero na cabeça do consumidor. Da atração do visitante ao lead, aprenda SEO para sites: on e off page.
É preciso questionar como um cliente pesquisaria meu produto ou serviço na internet e quais são os conteúdos do seu interesse para assim produzir blog posts direcionados, que funcionam como iscas do seu público-alvo para o site.
A regra nos textos SEO é uma palavra-chave por conteúdo. E se o site tem uma limitação de abas, o blog recebe quantos posts sua equipe conseguir produzir. Mas não é só isso!
Nesse artigo, mostramos tudo o que você precisa para escrever um texto SEO e rankear bem no Google!
PASSO A PASSO PARA RANKEAR SITES E BLOGS
As regras tanto para textos das abas/páginas do seu site (home, sobre nós, serviços, etc) são as mesmas.
Em resumo, tudo começa pela escolha da palavra-chave e continua com a otimização obrigatória, garantindo que o Google entenda a relevância de seu post.
Vamos ver como fazer:
Seo para sites
On page
REGRAS BÁSICAS
Na otimização de SEO para sites e blogs, começamos pela parte obrigatória. Existem algumas regrinhas básicas que você precisa saber antes de começarmos:
- O título do blog post para SEO pode ter até 63 caracteres — senão, aparece cortado na busca. O ideal é de 35 a 55 caracteres, pensando em mobile.
- O recomendado é a palavra-chave aparecer em pelo menos 2% do conteúdo.
- Não exagere na repetição, pois o Google entende isso como tentativa fraudulenta para ser ranqueado.
- Não copie e cole conteúdos. Os textos para SEO duplicados são penalizados pela plataforma.
- Coloque a palavra-chave no título/head H1 e, em pelo menos, um head 2/H2.
- Use a palavra-chave na introdução do artigo e dentro do texto alternativo das imagens.
- A palavra-chave não é obrigatória na meta description, mas se estiver presente fica em negrito, o que facilita o escaneamento por parte do leitor.
CONTEÚDO
Seu texto pode cumprir todos os critérios de ranqueamento do Google, mas, se o conteúdo do seu texto não for bom, não vai ranquear.
A plataforma analisa o nível de retenção e rejeição dos usuários.
Ou seja, se o leitor chega no seu texto e não encontra o que realmente quer, ele vai embora para outro artigo e o Google diminui a recomendação de seu texto.
Por isso, é sempre bom focar na qualidade do conteúdo em primeiro lugar. Confira algumas dicas:
- Pesquise dúvidas frequentes em relação ao tema.
- Use apenas sites confiáveis em suas pesquisas.
- Traga exemplos e analogias.
- Coloque imagens e ilustrações.
- Use dados estatísticos para embasar seus argumentos.
TÍTULO
O título — seu H1 — é a porta de entrada do leitor.
Ele junto a meta description são as primeiras coisas que o leitor repara ao pesquisar um assunto no mecanismo de pesquisa.
Por isso, é essencial elaborar um título que atraia a atenção do usuário e também esteja otimizado — dentro dos limites de caracteres e com a palavra-chave.
Uma dica é apostar em termos curiosos como “Descubra…” ou com números “7 dicas para…”.
Utilizar o ano em exercício no título pode ajudar a melhorar a posição no ranking de resultados. Ex.: 2022.
INTERTÍTULOS
Os intertítulos são essenciais em um texto para SEO!
Além de facilitarem a vida do leitor, eles são extremamente relevantes para o Google SEO avaliar do que se trata aquele conteúdo publicado no seu site/blog.
O mecanismo de busca pode até mesmo ranquear para termos dos subtítulos.
Os intertítulos podem estar sob a forma de H2, H3 e H4, sendo um o desdobramento do outro — o H3 é uma seção do H2. Lembrando que o H1 deve ser sempre o título e é apenas 1 por texto em SEO!
Ademais, inclua a palavra-chave em alguns H2 também!
PERSONALIZE A META DESCRIPTION
A meta description é o texto que aparece abaixo do título da página + URL nos resultados de buscas.
Esse texto não influencia no ranking do Google SEO, mas ajuda a convencer a audiência a clicar.
Use verbos no imperativo: veja, acompanhe, descubra, saiba, etc, pois são palavras que estimulam a ação.
Tamanho de meta description máximo: 153 caracteres.
LINKS INTERNOS
A otimização de sites é on e off page. Nos links internos, você redireciona os visitantes para outra página ou texto do seu site. Assim, você mantém o visitante dentro do seu site.
Quanto mais um usuário interage com o endereço, melhor é a sua avaliação/força no Google SEO e sua posição nos resultados de buscas. Procure colocar o link na palavra-chave escolhida para o post de destino.
IMAGENS
As imagens são negligenciadas na otimização de sites e costumam ser vilãs da estratégia de SEO da empresa.
Dedique um tempo às imagens, pois elas também podem você ranquear para o Google Imagens.
Preencha o texto alternativo das imagens, inclua legenda e habilite o preview text delas = title — sempre usando a palavra-chave nos três campos.
E atenção ao tamanho!
- Mínimo para leitura do Google: 150 x 150 pixels
- Mínimo para ser listada no Google Images, 350 x 350 pixels.
Além disso, o peso das imagens influencia no tempo de carregamento do site e pode destruir a experiência do usuário. Otimizar imagens para site é fundamental.
ESCANEABILIDADE
Nosso maior objetivo é não apenas atrair mais visitantes, como também ajudá-los no nosso artigo.
Sendo assim, seus textos para SEO precisam atender bons critérios de escaneabilidade para facilitar a leitura.
A escaneabilidade é uma técnica para tornar um texto mais fluido e fácil de ser lido. Vamos a algumas dicas:
- Use negrito e itálico.
- Sempre que possível, use subtítulos para quebrar seu texto.
- Utilize bullet points (esses pontinhos que estamos usando agora).
- Mantenha seus parágrafos com no máximo três linhas;
- Coloque imagens de boa qualidade (não pesadas).
Off page
LINK BUILDING
Sites que linkam para seu site ou blog post/conteúdo passam força para o endereço no Google SEO.
E o mesmo ocorre quando você linka para outro site.
Por isso, é importante criar relacionamento com outras páginas e endereços para conquistar links externos.
Ah! É interessante saber que o Google dá força diferente aos links recebidos, a partir da relevância de quem linka para seu site.
A construção de link building é estratégica na otimização de sites.
EXTRA: LEADS
FORMAS PARA TRANSFORMAR VISITANTES EM LEADS
Você fez o dever de casa além do Google SEO e está atraindo mais visitantes com a otimização do site. Agora é a hora de usar os recursos para converter esse visitante em lead e depois em cliente.
Lead é o visitante que concorda em compartilhar seus dados de contato: nome e e-mail, como mínimo.
Principais gatilhos de geração de leads usados por agências:
- Assinatura de newsletter;
- Consultoria grátis;
- E-book completo com informações mais aprofundadas sobre o tema geral do post;
- Dica “secreta”;
- Descontos em primeira mão;
- Formulário de contato;
- Acesso antecipado a conteúdos;
- Contato direto por e-mail/Skype e afins;
Dessa forma, você mantém o contato aberto e o relacionamento com o visitante. Ops, agora é lead.
Por fim, use a criatividade e surpreenda.
Independente de ter comprado ou não, a audiência que fornece seu contato merece sua atenção, ela agora é um lead!!!!!
Na otimização de sites, esse é um sinal de trabalho bem feito: a geração de leads.
O relacionamento principal com o lead é via e-mail, mas será que vale a pena investir em e-mail marketing?
Comente para a gente saber se a otimização além do Google SEO foi útil para você e seu negócio.
E se tiver alguma dúvida sobre SEO para sites, manda uma mensagem aqui na Nunca Antes 😉
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