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Identidade visual: exemplos incríveis + como criar uma para sua marca!

Conhecer a identidade visual exemplos é o primeiro passo para aprender como deixar a sua marca no mercado.

Afinal, com os elementos certos, sua empresa não apenas terá o poder de transmitir a mensagem desejada, como poderá se conectar com os consumidores, gerando associações únicas e essenciais para seu sucesso.

Contudo, conhecer a identidade visual exemplos é apenas uma etapa desse processo de busca, descobrimento e criação. Quer saber quais são os demais? Leia esse artigo até o final!

Identidade visual exemplos: imagem de um computador com ferramenta de logo aberta e paletas de cores sobre a mesa

O que é a identidade visual?

A identidade visual é a maneira de uma empresa representar visualmente os seus valores, objetivos e de ainda deixar uma marca nos consumidores, tornando-se conhecida no mercado.

Para alcançar isso, essa identidade deve ser constituída pelo conjunto de todos os elementos que representam essa empresa, como as cores, tipografias, ícones, padrões, imagens e entre outros.

Esse conjunto de elementos também deve ser explorado ao máximo pela marca, seja em seu site, redes sociais, embalagens, materiais impressos e tudo mais que visualmente irá conversar com o público.

Quanto mais essa identidade visual for divulgada e associada à empresa, mais fácil será lembrar dela em momentos estratégicos.

Qual a importância da identidade visual para uma marca?

Mesmo sem dizer o nome da empresa, se colocássemos uma imagem com apenas as cores vermelho e amarelo, instintivamente você saberia estarmos falando do Mc Donalds.

Afinal, ainda que a rede tenha mudado o design das suas lanchonetes de fast-food ao longo dos anos — adotando atualmente uma arquitetura mais moderna — suas cores tradicionais não foram deixadas de lado, por fazerem parte da identidade visual dessa marca.

E essa associação é justamente um dos principais objetivos de construir esse conjunto de elementos!

Com isso, sua marca realmente deixará uma marca nos consumidores, sendo lembrada até mesmo quando eles não estiverem pensando em consumir o seu produto, mas causando esse desejo.

Além de criar essa identificação e associação, a identidade visual também pode ajudar sua empresa a se destacar em meio a concorrência, especialmente se for desenvolvida de forma única.

Contudo, esse processo criativo jamais deve deixar de lado o público-alvo e os seus interesses, visto que esse fator é importante para garantir um vínculo com o consumidor, fidelizando esse cliente.

5 elementos que não podem faltar em sua identidade visual

Sua identidade visual pode ser composta de diferentes elementos, desde que façam sentido para a sua marca e para a mensagem que deseja transmitir.

Contudo, existem 5 que não podem faltar nesse conjunto. Veja abaixo quais são!

1. Logotipo

Também conhecida como logo, esse é um dos principais elementos de toda identidade visual, sendo o responsável por marcar o consumidor e fazer com que sua empresa seja lembrada.

Além disso, o logotipo será bastante explorado, especialmente em propagandas, embalagens e até mesmo na estrutura física do seu negócio, chamando a atenção das pessoas.

Portanto, esse elemento deve ser desenvolvido com bastante calma, de modo que transmita a essência e os valores da sua empresa.

2. Cores

Outro elemento bastante explorado por sua identidade visual, inclusive na criação do logotipo, será a paleta de cores.

O primeiro passo para escolher essas tonalidades é justamente compreender quais emoções sua empresa deseja transmitir e as cores que proporcionam esse tipo de conexão com o público. 

Ou seja, você precisará estudar a psicologia das cores para conseguir gerar uma paleta que realmente combina com sua marca.

3. Tipografia

As letras usadas nas mensagens ou até mesmo na grafia do nome da sua marca também devem ser escolhidas com cuidado.

Caso contrário, sua marca de equipamentos de surf pode causar um impacto de seriedade no público, afastando as pessoas realmente interessadas em seus produtos.

O mesmo pode acontecer com um escritório de advocacia, que pode perder clientes ao não adotar uma tipografia que expresse a seriedade e profissionalismo da sua marca.

4. Elementos visuais

Ícones, padrões, ilustrações, emojis e entre muitos outros elementos visuais também podem ser explorados por sua identidade visual, ajudando sua empresa a transmitir a mensagem desejada — mesmo sem usar nenhum texto.

Nesse caso, esses elementos podem ser incorporados não apenas em seu logotipo, mas também no site, publicações em redes sociais, materiais impressos… Enfim, são inúmeras possibilidades, desde que faça sentido e realmente alcance um objetivo.

5. Estilo fotográfico

Ao adotar um estilo fotográfico padronizado, sua marca poderá também conversar e se conectar com o público através desses elementos visuais. 

Sem falar que ao viver experiências semelhantes àquelas divulgadas nas fotografias, o consumidor também irá relembrar da sua marca e até mesmo desejar consumir os seus produtos.

Vamos criar uma identidade visual? Siga esses passos!

Agora que você já tem ideia do que precisa estar presente em sua identidade visual, aprenderemos como montar esse conjunto de elementos e conseguir se conectar com seu público!

1. Comece entendendo a sua marca

Você realmente conhece sua marca? Os valores que ela deseja transmitir? Os objetivos que deseja alcançar a curto e médio prazo?

Todos esses questionamentos devem ser sanados antes da criação da sua identidade visual — ou até mesmo da sua empresa!

Afinal, essas respostas serão o pontapé para você conseguir compreender a mensagem que deseja transmitir e escolher os elementos capazes disso.

Então, pare um momento para analisar sua própria marca, estudando também seu público-alvo, o mercado em que está inserido, a concorrência e entre outras informações importantes que vão impactar na criação dessa identidade. 

2. Determine os seus objetivos 

Sua marca precisa de objetivos, inclusive, para criar a própria identidade visual.

Com base nessas metas, será possível determinar os elementos que auxiliem a sua empresa a alcançá-los e que serão cruciais para as demais estratégias de marketing adotadas.

Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é criar um vínculo afetuoso com os consumidores, deverá escolher elementos que consigam transmitir tranquilidade, acolhimento e entre outros sentimentos positivos.

3. Entenda como transmitir a visão da marca

Toda empresa tem uma visão: seja transformar o mercado de aço do país até proporcionar alimentos mais saudáveis e saborosos ao mercado.

E essa visão, que normalmente funciona como um objetivo a longo prazo, também deve ser transmitida em sua identidade visual.

Tudo bem que essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas com alguns elementos você conseguirá plantar essa ideia na mente do consumidor, o instigando a conhecer mais sobre a sua empresa e descobrir essas informações.

4. Escolha os elementos principais

Todos os pontos acima foram definidos? Então, você já pode usar essas informações para escolher quais elementos devem fazer parte da sua identidade visual.

Comece com os pontos descritos acima, incluindo sempre:

  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Elementos visuais;
  • Estilos fotográficos.

Após determinar esses elementos, será possível escolher outros, que também façam sentido para sua identidade visual e transmitam a mensagem desejada.

5. Teste até encontrar a identidade visual ideal

O último passo pode ser o mais longo de todos — e o mais importante! — a fase de testes!

Brinque com os elementos, explorando o máximo de cores, padrões, ilustrações, estilos fotográficos e tudo mais que você desejar incorporar em sua identidade visual.

Durante essa busca, teste diferentes combinações até encontrar aquela perfeita para a sua marca.

O mais importante: não tenha medo de ousar e deixe sua criatividade fluir, inclusive, usando ferramentas como o brainstorming para expandir os pensamentos e conseguir realmente pensar fora da caixa.

Identidade visual: exemplos para te inspirar

A melhor forma de criar esse conjunto de elementos para sua marca é conhecendo a identidade visual exemplos.

Com essa inspiração, você poderá entender como as empresas exploraram as cores, ilustrações, topografias e outros para conseguir transmitir uma mensagem e se conectar com o público.

Então, veja abaixo identidade visual exemplos mais famosas do mercado:

GreenPact

Desenvolvido pela Nunca Antes, a identidade visual dessa startup de inovação verde envolveu a criação do naming (GreenPact), do posicionamento (Repense o Mundo com a Gente) e o branding, que abrangeu toda a identidade visual, valores e conceitos da marca.

Ou seja, tudo que a marca precisava para se conectar com seu público e garantir sucesso em sua jornada.

Identidade visual – exemplos desenvolvida pela Nunca Antes.

Coca-Cola

Mesmo tendo evoluído com o tempo, a identidade visual da Coca-Cola manteve seus elementos principais: a tipografia clássica e as cores vermelho, branco e preto — normalmente explorada pela cor da bebida.

Identidade visual exemplos – logotipo retirado do Pinterest

Amazon

A setinha do logotipo da Amazon é mais do que um sorrisinho simpático, também é uma forma da marca sustentar que na empresa você encontra produtos de “A” a “Z”.

Além desse detalhe (nada sútil), fazem parte da identidade visual da marca a tipografia e as cores azul-escuro, branca e amarela, exploradas em seu site, propagandas e demais materiais. 

Identidade visual exemplos – logotipo retirado da Turbologo

Nubank

Quem hoje em dia não associa o roxo ao banco queridinho dos jovens? Além dessa cor bastante chamativa e marcante — que também está presente em seu cartão — a marca explora em sua identidade visual a tipografia para criar o “Nu” em seu logo.

Ah! O minimalismo também é uma característica dessa identidade visual, afinal, o banco visa simplificar a relação do cliente com as instituições financeiras e com o próprio dinheiro.

Identidade visual – exemplos logotipo retirado da nubank.com.br

Faça sua marca ser notada como Nunca Antes! 

Deixe também sua marca em seu público de forma única e Nunca Antes vista!

Conte com nossa equipe para desenvolver uma identidade visual que transmita a essência da sua empresa e consiga se conectar com seus clientes.

Descubra quais são os elementos ideias, explore diferentes possibilidades e encontre o conjunto perfeito — tudo isso contando com o apoio de quem realmente entende de marketing.

Entre em contato conosco agora e descubra como podemos criar uma identidade visual que impressiona.

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A mais diferentona agência de marketing do eixo Rio-BH. Comunicação corporativa de um jeitinho diferente. Bora criar algo Nunca Antes.