Modelo de Plano de Negócios eficiente Lightbox Available

Modelo de Plano de Negócios para novas empresas

Oito dicas valiosas para quem quer fazer um Plano de Negócios eficaz e começar uma nova empresa

Você já tem a ideia de um novo negócio. Agora, é preciso escrever a certidão de nascimento da sua nova empresa, o Plano de Negócios. Ele vai ser útil para garantir que você se mantenha no rumo certo ou ao menos na direção traçada.

 

Faça o check-list abaixo e siga o Modelo de Plano de Negócios simplificado e preenchido da nunca antes. Está tudo claro sobre o seu novo negócio? Então mãos à obra. É hora de colocar no papel suas ideias e criar um documento para formalizar o que pretende fazer à frente da nova empresa.

O Plano de Negócios vai servir de consulta para funcionários e colaboradores, e manterá todo mundo trabalhando rumo ao mesmo objetivo. O Plano também será a sua carta de apresentação aos investidores, caso pense em captar dinheiro de fundos ou de terceiros para fazer a sua empresa crescer mais rápido.

Para começar, você pode fazer um breve texto para organizar os principais pontos do seu negócio, antes de partir para o Plano. Veja a apresentação da nunca antes. Faça um texto similar, contando o que você faz e as características da sua empresa.

Oito dicas para um Plano de Negócios eficaz

  1. Tenha DNA. Descubra o que faz do seu negócio único.
  2. Valores claros. Facilite a empatia com o consumidor.
  3. Pense grande. A nunca antes quer ser internacional: agência de marketing criativo never before. E você?
  4. Descubra seu ganha pão, principalmente, caso trabalhe com grandes projetos, aqueles difíceis de negociar.
  5. Simples e enxuto. Utilize apenas o Modelo Canvas, caso ache suficiente. Seja direto.
  6. Comunicação. Marketing é investimento, não custo. Planeje fazer Propaganda, mesmo que seja você mesmo.
  7. Escreva, releia, acesse seu Plano de Negócios de vez em quando, edite. Mantenha-o atualizado, reflita o seu negócio. Faça deste documento um guia, não um fim.
  8. Coloque seu Plano em prática. Teste sua relevância e atratividade dentro do mercado em que atua, antes de investir pesado no seu negócio.

Não sabe o que é Modelo Canvas? Você encontra uma explicação, aqui. Você quer um exemplo de Modelo Canvas preenchido? Você pode acessar o Canvas dentro do Modelo de Plano de Negócios simplificado e preenchido da agência de marketing criativo nunca antes (Pág. 6).

Quando atualizar seu Plano de Negócios?

Dicas para você fazer seu plano de negócios

Depende do objetivo do seu Plano de Negócios e do porte da sua empresa. O ideal é que ele seja mantido atualizado. Mas, caso não seja um material para consulta constante, mesmo que para internalizar a alma do negócio, valores, metas etc., certifique-se de verificá-lo ao menos uma vez por ano.

Como o Plano de Negócios é escrito para o prazo de cinco anos, a cada fim de exercício, será necessário escrever/prever mais um ano. Se o seu interesse é apresentar o Plano de Negócios para atração de investidores, capriche no Plano Financeiro.

Exemplos de planilhas financeiras gentilmente cedidas pelo professor Cesar Mattei, preenchidas dentro do programa Shell Iniciativa Jovem 2014-2015, aqui. Faça download para editar as informações.

MarceloEmpreenderjunho 6, 20170 commentscanvas, planodenegocios, PN.

Compartilhe este post:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *