Faça uma estratégia de marketing digital de sucesso Lightbox Available

Como criar uma estratégia de marketing digital de sucesso

Tudo que você precisa saber antes de criar um blog e começar a publicar nas redes sociais

Você tem uma ideia de empresa, produto ou presença digital na cabeça, mas pouco ou nenhum dinheiro para investir? Na internet existem diversas ferramentas para ajudar você a dar o primeiro passo e fazer dar certo.

Para acelerar os resultados, a nunca antes vai auxiliar você na construção da sua estratégia de marketing digital.

No post Faça você mesmo seu site, a nunca antes dá dicas de como preparar a estrutura necessária para criar sua presença digital e já testar a atratividade do seu negócio.

Você já tem claro o DNA do seu negócio, site e redes sociais criados, vontade de fazer a empresa acontecer e um pouco de tempo e uns trocados (melhor reservar) para investir?

É importante separar um pouco de dinheiro para acelerar a conquista da audiência para ter dados suficientes para uma análise mais crítica do negócio, mas não é mandatório. Você pode investir apenas em SEO e com talento e tempo também chegar lá.

Como planejar uma estratégia de marketing digital

Faça um curso grátis de marketing de conteúdo

Estudar pode ser o primeiro passo antes de começar sua estratégia de marketing digital e de conteúdo. Existem cursos e certificações gratuitas na HubSpot, Resultados Digitais e Rock Content.

Testamos os três cursos e gostamos mais do oferecido pela HubSpot, duas questões pesaram a seu favor: mais enxuto e mais importante para o mercado digital.

Vá direto ao HubSpot se o tempo é curto e você não se importa de ter os vídeos legendados em português. De quebra, você está com o melhor certificado para atuar no mercado de Inbound Marketing.

Os vídeos do curso da Resultados Digitais são mais didáticos e em português. A galera de Floripa manda muito bem, apesar de serem um pouco longos. O legal é que vem com exercícios ao longo do curso para você traçar sua estratégia de marketing digital enquanto assiste as aulas.

O curso de Inbound marketing da Rock Content também é muito bom. E os vídeos têm aquele sotaque gostoso do povo de Belorizonte :p, que a gente também tem e adora.

As três provas são em português: HubSpot, Resultados Digitais e Rock Content.

Com o cadastro no HubSpot, você ainda terá à disposição: cursos e certificações online em Inbound, Inbound Sales, Growth-driven Design, e-mail Marketing e Content Marketing.

Link para os cursos e certificações

Defina o seu público-alvo

Dicas para criar a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa

Criar o perfil das buyer personas para seu negócio irá guiar sua produção de conteúdo e sua presença digital. Estes perfis de pessoas que seriam mais propensas a consumir seu produto ou mais suscetíveis a se tornarem clientes da sua marca.

Uma persona é uma pessoa com nome, idade, profissão, características demográficas, socioeconômicas e de comportamento. Leve em consideração as palavras-chave e expressões do repertório das suas buyer personas, aproxime o conteúdo das suas realidades para ter mais chances de sucesso orgânico.

Crie no máximo cinco perfis de buyer personas, caso você esteja no início do seu negócio. Se já tem uma base de clientes, parta da análise daqueles mais rentáveis à sua organização, transforme-os em suas buyer personas.

Converse, dedique tempo para conhecer o que tira seus sonos. Eduque primeiro, depois parta para a venda.

Criar as personas e problematize suas passagens pela jornada de compra para mapear os melhores conteúdos. Ajude a audiência a enfrentar seus desafios. Cerque-a por meio de conteúdos relevantes.

Dicas extras:

  • Estenda a análise desse material ao seu time de vendas, caso possua.
  • Aposte em públicos semelhantes do Facebook para falar com pessoas de características similares às das suas buyer personas.

Escolha os canais de atuação

Depois de fazer o curso que você escolheu, e passar na prova, já deve estar clara a importância de ter um blog para sua empresa. E a necessidade de pensar os conteúdos evergreen para cada etapa do consumidor dentro da jornada do comprador.

O sucesso do blog dará autoridade e relevância para seu site no Google, principal fonte de consulta para consumo, em qualquer área de atuação.

O blog do seu site bem posicionado nos resultados de buscas do Google, com blog posts com termos afins ao seu negócio, ajudará a atrair audiência qualificada.

O blog é a ferramenta gratuita mais eficaz para manter relacionamento com sua audiência e economizar dinheiro no seu bolso.

Decida as redes sociais

Na internet, onde estão as personas do seu negócio? Defina duas redes sociais principais para receberem seus esforços de produção de conteúdo e ações de marketing.

Nelas é que você, provavelmente, terá de investir algum dinheiro, caso queria ter resultados mais rápidos.

Invista na sua presença digital. Crie suas Páginas nas redes sociais escolhidas, defina as categorias do seu blog e monte o calendário editorial, com periodicidade das publicações, e mãos à obra.

Redes sociais da sua estratégia de marketing digital

Redes sociais prioritárias para seu negócio

As opções são muitas, veja se valem a pena os esforços para manter-se em todas elas. O que vale para grandes marcas e empresas, quase nunca vale para quem está começando. Foco! Escolha as redes sociais mais indicadas para sua empresa.

  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Pinterest
  • Tumblr

Quase tudo pronto para estrear sua estratégia de marketing. Você já sabe os temas guarda-chuva do blog e as redes sociais que receberão a sua atenção.

Para refletir sobre sua atividade online

  1. Tudo mundo está no Facebook
  2. G+ ajuda a aumentar a relevância do seu site nos resultados de buscas do Google
  3. Instagram converte bem
  4. Vídeos tutoriais são sucesso no Youtube

A importância de criar o calendário editorial

Ter claro a linha do tempo para seus endereços na internet é fundamental para organizar o trabalho do empreendedor do eu sozinho.

Você precisa ter a estratégia de marketing digital desenhada para pelo menos os próximos três meses, de preferência já executada.

O calendário editorial garantirá que a sua empresa tenha a frequência de publicações respeitada e possa contar histórias com princípio, meio e fim. Além de facilitar a organização dos dados para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing digital e de conteúdo.

Procure exemplos de calendários editoriais mais ajustados ao seu negócio ou acesse o utilizado pela nunca antes, aqui.

Dicas para quem quer ter sucesso online

  • Execute: não fique só no planejamento
  • Aposte em conteúdos inéditos ou projetos autorais
  • Acumule experiência
  • Atualize-se: faça os cursos 0800 e tire as certificações
  • Siga marcas e influenciadores que te inspiram
  • Invista dinheiro quando puder
  • Seja seu próprio caso de sucesso

Dica extra: Na busca por referências, fuja da sua categoria específica, amplie seu repertório. Mas conheça-a para evitar cópias. Ex.: a nunca antes trabalha com criação de projetos de marketing, mas as palavras-chaves para pesquisa de referência voltam-se às áreas de cultura e artes.

Para criar uma estratégia de marketing digital de sucesso, você precisa ter objetivos claros, foco, persistência e muito trabalho, caso não queira investir dinheiro para isso.

MarceloEmpreendermaio 30, 20170 commentsconteúdo, digital, estratégia, inboundmarketing, marketing, na tela, online.

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